As Últimas de Washington

Obama Apela a Reforma do Sector Financeiro

O presidente Barack Obama exortou o sector financeiro em crise para apoiar o que chamou de senso comum das suas medidas de reforma.

O presidente proferiu um importante discurso em Nova York, sede de muitos conglomerados financeiros que enfrentam um colapso no auge de uma crise financeira à escala global.

Barack Obama atribuiu a crise ao que chamou de riscos desenfreados e a faltas de esquemas de regulamentação. Disse que muitas companhias interpretaram mal os sinais de recuperação à escala global, ignorando as lições das crises do passado.

Afirmou que estão errados os críticos que afirmam a mudança dos sistemas de regulamentos vai prejudicar a economia e prejudicar os mercados.

O Presidente Obama disse que as companhias financeiras que beneficiaram das taxas dos cidadãos comuns têm a obrigação de ajudar as famílias e os pequenos negócios e outros cidadãos que enfrentam sérios problemas económicos.

Zimbabué Acusa União Europeia

Um aliado do presidente Robert Mugabe, do Zimbabwe, acusou a delegação da União Europeia de minar o governo zimbabueano de partilha de poder.

O Ministro de Justiça do Zimbabwe, Patrick Chinamasa, disse que a missão da União Europeia que esteve em Harare, manifestou-se favorável ao rival principal de Mugabe, o primeiro- ministro, Morgan Tsvangirai.

O jornal estatal zimbabueano, The Herald, citou o ministro zimbabueano como tendo dito que a missão europeia, nas suas palavras, engoliu o anzol da linha atirada por Morgan Tsvaangirai, do MDC, Movimento para a Mudança Democrática.

Tsvangirai disse no domingo que não iria tolerar mais violações do acordo do governo de unidade nacional.

Libreville Volta a Normalidade

Lojas foram abertas e o tráfico voltou segunda-feira à normalidade na capital do Gabão, Libreville, apesar dos apelos da oposição à greve em protesto contra a controversa eleição presidencial do passado dia 30 de Agosto.

Uma aliança dos líderes oposicionistas apelou a uma greve de três dias à escala nacional em protesto contra a eleição de Ali Ben Bongo, que acusam de fraude eleitoral. Mas testemunhas afirmam que o tráfico pareceu apenas menos denso do que habitualmente em Libreville.

A presidente interina, Rose Francine Rogombe, pediu no domingo aos trabalhadores gaboneses, para ignorarem o apelo para ficarem em casa nos próximos três dias, regressando aos seus empregos.

A eleição do passado dia 30 de Agosto, provocou actos de pilhagens e violência durante vários dias, causando a morte a três pessoas, tendo sido detidas mais 300 outras, na cidade portuária de Port Gentil.

Irão Concorda com Conversações Nucleares

O Irão concordou em reatar as conversações com as seis potências mundiais sobre problemas de segurança no princípio de Outubro, pela primeira vez em mais de um ano.

Um porta-voz do comissário para a Política Externa da União Europeia, Javier Solana, disse que a reunião terá lugar no próximo dia 1 de Outubro.

O secretário americano de Energia, Steven Chu, disse segunda-feira aos jornalistas na reunião da Agência Internacional Atómica em Viena da Áustria, que os Estados Unidos esperam que a reunião seja bem sucedida.

Ataque Aéreo Mata Militantes no Vaziristão do Norte

Os serviços secretos paquistaneses afirmaram que o suspeito ataque de um avião não tripulado, matou pelo menos quatro militantes na região tribal do Vaziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão.

Os serviços secretos adiantam que um míssil foi disparado no princípio da manhã de segunda-feira, contra um veículo talibã na aldeia de Miran Shah.

Fontes oficiais paquistanesas afirmam acreditar que aparelhos não pilotados americanos tenham disparado mais de 40 mísseis a alvos suspeitos da al-Qaida e dos Talibãs a noroeste do Paquistão nos últimos meses.

Também segunda-feira, foram mortos 16 militantes em recontros com militares paquistaneses, entre os quais, dois importantes comandantes talibã, no Vale de Swat, a noroeste do Paquistão.

Israel Defende Construção de Aldeamentos Judaicos

O primeiro-ministro israelita eliminou a hipótese de um congelamento total na construção de aldeamentos judaicos nos territórios ocupados, antes das conversações com o enviado americano que pressionou para a referida medida.

Benjamim Netanyahu, disse segunda-feira aos deputados israelitas que está a considerar uma redução das construções que poderão ocorrer durante um período limitado, e que Israel ainda não assinou um acordo com Washington acerca da questão.

O enviado americano para o Médio Oriente, o antigo senador democrata George Mitchell, insistiu no congelamento das obras de construções na Margem Ocidental e em Jerusalém Oriental que os Palestinianos reivindicam como território para o seu futuro estado. O diplomata americano deverá encontrar-se com o primeiro-ministro israelita na terça-feira.

Israel capturou a Margem Ocidental e Jerusalém Oriental durante a guerra israelo-árabe de 1967.