As Últimas de Washington

11 de Setembro

Cerimónias comemorativas do aniversário de 11 de Setembro tiveram lugar através dos Estados Unidos, acompanhadas de momentos de silêncio e leituras dos nomes das vítimas.

Sinos repicaram nas torres de Nova Iorque na altura exacta em que, há 8 anos, o primeiro dos dois aviões, desviados pelos terroristas islamistas, embateu contra a primeira das duas torres gémeas do World Trade Center.

Calcula-se que cerca de 3.000 pessoas tenham morrido quando terroristas islamistas conduziram aeronaves para um embate contra as duas torres gémeas do World Trade Center, tendo-se despenhado um dos aparelhos contra as instalações do Pentágono, aqui em Washington.

Rússia e Irão

O Primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, advertiu que o uso da força não irá por fim ao controverso programa nuclear do Irão.

O governante russo fez aquela declaração durante uma reunião com responsáveis da política estrangeira, altura em que afirmou que um possível ataque militar contra o Irão poderá apenas causar mais problemas na região.

O líder russo fez aquela afirmação dias depois da imprensa israelita ter veiculado uma declaração do Primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, feita durante uma visita secreta à Rússia no princípio da semana a fim de discutir os acordos militares de Moscovo com Teerão.

Os Estados Unidos e aliados ocidentais acusam o Irão de trabalhar para produzir armas nucleares, enquanto, por sua vez, o governo israelita recusa eliminar a hipótese do uso da força militar para impedir Teerão de adquirir a capacidade da tecnologia nuclear.

Paquistão: Detidos líderes talibã

Fontes militares no Paquistão afirmam que foram detidos cinco importantes lideres talibã, entre os quais, o seu porta-voz principal no Vale do Swat.

O porta-voz militar, Athar Abbas, disse que dois dos militantes detidos, o porta-voz Muslim Khan e o Comandante talibã, Mahmood Khan, estavam ambos a prémio num montante de 120.000 dólares, cada um.

Um importante jornal de língua inglesa, The News, no Paquistão, disse que os dois indivíduos estavam envolvidos em negociações de paz com o governo paquistanês quando foram apreendidos.

Todavia, o Ministro do Interior do Paquistão, desmentiu a notícia, afirmando que a única hipótese para os talibãs é serem mortos ou capturados.

Desordens no Uganda

Um segundo dia de confrontos entre a Polícia ugandesa e desordeiros na capital do país, Campala, deixou pelo menos duas pessoas mortas.

Protestos violentos começaram na quinta-feira depois de a Polícia ter impedido um representante do chefe tradicional do grupo étnico Buganda de viajar para a região norte da capital ugandesa, desconhecendo-se a razão do impedimento.

A Polícia disparou granadas de gás lacrimogéneo contra os desordeiros que atiravam pedras e queimavam pneus nas ruas da capital.

Ronald Muwenda Mutebi, o chefe tradicional dos Buganda, o maior grupo étnico do país, detém um cargo apenas cerimonial, mas tem também ao mesmo tempo uma certa influência política.