O presidente Hosni Mubarak, do Egipto, reuniu-se na Casa Branca com o presidente Barack Obama para debater o processo de paz no Médio Oriente, entre outras questões. Obama e Mubarak concordaram que se registaram progressos e que se está a avançar na direcção certa.
Mubarak visitou a Casa Branca pela primeira vez nos últimos cinco anos. Na segunda-feira, o presidente egípcio reuniu-se, durante cerca de uma hora, com a Secretária de Estado Hillary Clinton.
Atentados no Afeganistão, em Véperas das Eleições
As autoridades afegãs afirmam que uma série de ataques contra tropas internacionais e contra trabalhadores da ONU mataram, pelo menos, 16 pessoas e feriram mais de 50, dois dias antes das eleições presidenciais.
Numa auto-estrada a Leste de Cabul, um bombista suicida fez o seu carro embater contra uma coluna militar internacional, tendo morto dois afegãos que trabalhavam para a ONU, pelo menos dois soldados americanos e vários civis.
No centro da capital afegã, rockets caíram perto do palácio presidencial, sem provocar vítimas, No Sul, na província de Uruzgan, um bombista suicida num automóvel atacou uma assembleia de voto, matando quatro soldados e dois civis.
Os taleban ameaçaram prejudicar as eleições presidenciais desta quinta-feira no Afeganistão.
Chefe Taliban Paquistanês Capturado
As autoridades paquistanesas afirmam que as suas forças de segurança capturaram o chefe dos Taliban paquistanês, na sequência de uma operação que teve lugar junto à fronteira afegã.
Maulvi Omar foi preso na região tribal Mohmand, no Noroeste do Paquistão, um centro de actividade dos militantes taliban. Omar servia de porta-voz para a organização Tehrik-e-Taliban e era um dos principais adjuntos do líder taliban Baitullah Mehsud, que terá sido morto no início do mês por um míssil americano.
Obama Recebe Bill Clinton
Barack Obama recebeu, ontem, na Casa Branca o antigo presidente Bill Clinton. Será o primeiro encontro desde que Clinton se deslocou à Coreia do Norte para conseguir a libertação de duas jornalistas americanas.
As conversações tiveram lugar na Casa Branca, depois de Obama se reunir com a mulher de Bill Clinton, a actual Secretária de Estado, Hillary Clinton, que terminou recentemente uma digressão por onze países africanos.
Bill Clinton reuniu-se, no início do mês, com o líder norte-coreano Kim Jong Il, em Pyongyang e de ter negociado a libertação das jornalistas americanas Laura Ling e Euna Lee, que tinham sido condenadas a 12 anos de cadeia por terem atravessado ilegalmente a fronteira norte-coreana.
Quénia: Realojamento de Refugiados
A agência de Refugiados da ONU anunciou que mais de 12 mil refugiados somalis estão a viver em campos superlotados no Quénia serão realojados.
A ONU afirma que o complexo de Dadaab, no Nordeste do Quénia, está superlotado com cerca de 290 mil refugiados, sendo o maior em todo o mundo.
A agência da ONU anunciou que cerca de 12 mil refugiados serão transferidos para outro campo em Kakuma, noutra zona do Quénia.
Mauritânia: Ramo da Al Qaida Reivindica Atentado
Um ramo da Al Qaida no Norte de África reivindicou responsabilidade pelo atentado bombista suicida ocorrido na semana passada, em frente à embaixada da França na capital da Mauritânia.
Num comunicado tornado público, na terça-feira, numa página da internet utilizado por militantes, o grupo afirma que o ataque foi feito em resposta ao que designam por agressão a muçulmanos.
Aqueles militantes acusam a França, a antiga potência colonial, de estar a liderar uma cruzada contra o Islão.
A França condenou o atentado bombista e ofereceu ajuda à Mauritânia para combater o terrorismo.
No ataque de 8 Agosto ficaram feridas três pessoas. Apenas morreu o bombista suicida.