No Afeganistão, 3 candidatos às eleições presidenciais desta semana realizaram o seu primeiro debate.
O presidente Hamid Karzai, o antigo ministro das finanças Ashraf Ghani e o antigo ministro do planeamento participaram no debate transmitido pela rádio para todo o país.
A Rádio Europa Livre financiada pelo governo americano foi a moderadora do debate presidencial afegão.
Enviado americano louva militares paquistaneses
O enviado especial americano Richard Holbrooke encontra-se no Paquistão onde louvou os recentes esforços dos militares paquistaneses contra os combatentes talibãs.
Holbrooke afirmou que o exército paquistanês conseguiu vitórias frente aos talibãs e que a situação naquele país era agora muito melhor do que há alguns meses atrás.
O governo americano desde há muito que aponta para as regiões tribais paquistanesas dominadas pelos talibãs como sendo a principal causa da instabilidade no vizinho Afeganistão.
Governo iraniano vai julgar mais dissidentes
O governo iraniano decidiu levar a julgamento mais 28 pessoas que se encontram detidas acusadas de envolvimento nos incidentes que se seguiram às eleições presidenciais de Junho.
Por outro lado, o presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad anunciou hoje a nomeação de três ministras, uma medida inédita desde 1979.
O anúncio de hoje aparenta ser uma tentativa do Presidente Mahmud Ahmadinejad de colher o apoio de mulheres iranianas e aplacar as críticas após as eleições presidenciais de 12 de Junho, consideradas fraudulentas pela oposição.
Adiado recenseamento no Iraque
O ministro do planeamento do Iraque afirmou que o primeiro recenseamento dos últimos 20 anos no país será adiado por tempo indeterminado por causa das tensões étnicas.
Ali Baban afirmou que o governo tem a capacidade técnica para levar a cabo o recenseamento mas teme que o mesmo possa inflamar a tensão nas zonas do norte do Iraque reivindicadas tanto por árabes como por curdos.
Entidades oficiais iraquianas deram a entender que o recenseamento poderá realizar-se em Abril ou Outubro de 2010.
Birmânia: senador americano apela para libertação de Suu Kyi
O senador americano Jim Webb afirmou que apelou ao líder militar da Birmânia para que libertasse a líder da oposição Aung San Suu Kyi durante uma rara deslocação de um legislador americano aquele país asiático.
Aquele legislador americano pediu ao general Than Shwe que a libertasse da prisão domiciliária e permitisse a sua participação nas eleiões do próximo ano.
Webb fez tal declaração na capital tailandesa depois da sua visita à Birmânia onde conseguiu a libertação de um cidadão americano que tinha sido detido na sequência de contactos não autorizados com a líder da oposição birmanesa.
Webb agradeceu ao governo birmanês a libertação de John Yettaw que tinha sido condenado recentemente a 7 anos de prisão.
Nigéria: polícia faz rusga a militantes islâmicos
Na Nigéria, a polícia fez uma rusga num campo de militantes islâmicos na região ocidental do país levando os seus residentes para um local sob o controlo do governo.
A acção contra o campo da seita Darul Islam foi levada a cabo por mais de mil e 500 polícias e não se verificaram confrontos.
Estas detenções verificam-se duas semanas depois do levantamento da seita radical islâmica Boko Haram no nordeste da Nigéria.
Mais de 700 pessoas morreram nessa ocasião nos confrontos entre a polícia e elementos da seita.
Somália: cadáveres de piratas dão à costa
Os cadáveres de
7 supostos piratas somalis mortos por pescadores egípcios deram à costa na
Somália.
Os corpos foram ontem encontrados na costa central da Somália dois dias depois
de os pescadores terem conseguido libertar-se dos piratas que mantinham cativos
os seus dois barcos desde Abril.
Os 34 pescadores dirigem-se agora para o Egipto levando a bordo outros 8 dos seus antigos captores.
Incêndios florestais devastam Califórnia
Aqui nos Estados Unidos, as autoridades da Califórnia estão a apelar aos residentes para que cumpram com as ordens de evacuação enquanto milhares de bombeiros tentam conter incêndios florestais em várias regiões do estado.
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger deslocou-se entretanto às zonas mais afectadas nas montanhas de Santa Cruz.
Só naquela região os incêndios já queimaram mais de 3 mil hectares de floresta.