As Últimas de Washington

Atentados Contra Peregrinos Chiitas

A polícia iraquiana informou que uma série de atentados bombistas tendo por alvo peregrinos chiitas na cidade nortenha de Mosul matou pelo menos 35 pessoas.

Os muçulmanos chiitas estão a celebrar o nascimento de Décimo-segundo Iman, um líder chiita do século nono que acreditam ter sido escondido por Deus. Os devotos acreditam que ele regressará um dia trazendo a paz mundial.

Portugal Recebe Dois Presos de Guantanamo

Portugal anunciou planos para aceitar dois cidadãos sírios que se encontram presos pelos EUA no centro de detenção de Guantanamo, em Cuba.

Um comunicado do MNE de Portugal refere que o governo de Lisboa vai aceitar aqueles dois indivíduos garantindo-lhes vistos especiais a título humanitário. As identidades dos detidos sírios que vão ser extraditados ainda não foram reveladas.

Em Dezembro do ano passado, Portugal foi o primeiro país a anunciar a sua disposição em aceitar detidos de Guantanamo, como parte do esforço da União Europeia para ajudar os esforços do presidente Barack Obama para encerrar a prisão de Guantanamo.

NATO Quer Mais Tropas no Afeganistão

O novo secretário-geral da NATO, Andres Fogh Rasmussen, afirmou serem necessárias mais tropas no Afeganistão para derrotar o ressuscitado movimento Talibã.

Rasmussen disse hoje a BBC que têm sido feitos progressos contra os insurrectos no sul do Afeganistão devido a um recente aumento do número de efectivos militares na região.

Rasmussen, um antigo primeiro-ministro da Dinamarca, afirmou também que a entrega gradual da segurança ao exército e polícia afegão constituirá um marco chave de sucesso para a NATO.

Preso Novo Líder dos Tigres Tamil

Os Tigres Tamil, o grupo separatista derrotado no princípio do ano pelo exército do Sri Lanka, confirmou que o seu novo líder foi preso estando sob custódia das autoridades srilankesas.

Os rebeldes informaram através da internet que Selvarasa Pathmanathan foi detido na Malásia.

Pathmanathan passou a chefiar os Tigres Tamil depois da morte de Vellupillai Prabhakaran por militares do Sri Lanka em Maio último, após 25 anos de guerra de guerrilha.

Presidente do Níger Vence Referendo

O presidente do Níger, Mamadou Tandja, ganhou sem problemas o referendo para mudar a Constituição, para prolongar o seu mandato.

A comissão eleitoral nigerina anunciou sexta-feira que o referendo foi aprovado por mais de 92 por cento dos eleitores que se apresentaram nas urnas, apesar das manifestações levadas a cabo pela oposição que forçaram o encerramentos de algumas estacões de voto, gerando recontros com a polícia.

Mamadou Tandja, de 71 anos de idade, termina o seu segundo mandato em Dezembro próximo, altura em que se espera que vá concorrer para um mandato de três anos, permanecendo indefinidamente no poder depois do triénio.