O Irão levou hoje a tribunal mais dez detidos durante as manifestações pós-eleições, um dia depois de ter desencadeado os julgamentos em massa de activistas e político detidos depois da votação de 12 de Junho.
O antigo presidente do Irão, Mohammad Khatami, descreve o julgamento de figuras do campo reformista do seu país como um "espectáculo" assente em "confissões inválidas". Teerão levou a julgamento 100 pessoas - incluindo nomes proeminentes da Oposição - acusadas de instigarem motins, ataques a edifícios públicos e de conspiração para derrubar o regime. O ataque de Khatami ao braço judicial do regime da República Islâmica surge em formato escrito na sua sua pagina na Internet, editada em Farsi. O antigo presidente reprova todos os fundamentos do julgamento que sentou uma centena de manifestantes e figuras políticas moderadas no banco dos réus. Desde logo as confissões atribuídas aos acusados, que Mohammad Khatami afirma terem sido extraídas em "condições extraordinárias": "Os detidos não foram informados com antecedência sobre a sessão em tribunal e não tiveram acesso a advogados".
Atentado Bombista em Bagdade
A polícia iraquiana anunciou que um carro armadilhado explodiu junto ao Mercado ao ar livre de Haditha, a noroeste de Bagdade, tendo morto pelo menos seis pessoas e ferido mais de 20 outras.
A bomba explodiu ao meio da manhã, no domingo, quando o mercado se encontrava cheio de gente. Entre as vítimas contam-se mulheres e crianças.
Encontrado Corpo de Piloto Americano
Os restos mortais de um piloto da força área americana abatido durante a I Guerra do Golfo foram encontrados em território iraquiano, pondo termo a dúvidas sobre se estaria vivo ou morto.
Autoridades militares americanas dizem terem identificado os restos mortais do capitão Michael Scott Speicher, cujo avião foi abatido sobre o Iraque no dia 17 de Janeiro de 1991.
Afeganistão: Três Militares Americanos Mortos
Elementos da NATO, em Cabul, anunciaram que três militares americanos foram mortos este domingo no Leste do Afeganistão, quando uma bomba de fabrico caseiro atingiu uma patrulha, que foi emboscada por insurrectos.
Outros três soldados americanos foram mortos no sábado, bem como outros dois soldados da NATO por identificar, na sequência de ataques lançados por forças rebeldes.
Nigéria: 700 Mortos em Confrontos
As autoridades nigerianas afirmam que mais de 700 pessoas foram mortas, na sequência dos confrontos da semana passada entre a polícia e uma seita de militantes islâmicos, na cidade de Maiduguri, no Norte do país.
O governo e autoridades dos serviços de saúde, em Maiduguri recolheram os corpos das ruas, quando a calma regressou aquela cidade.
Fontes policiais prosseguem operações em busca de militantes da seita conhecida como Boko Haram, responsabilizados pelos actos de violência que irromperam, na semana passada, depois das forças de segurança terem detido alguns líderes daquele grupo.
Durante cinco dias, os militantes atacaram esquadras da polícia, igrejas e edifícios governamentais.
As forças de segurança retaliaram no fim da semana passada. As autoridades afirmam que milhares de pessoas foram desalojadas na sequência dos confrontos.
Na quinta-feira, o líder do grupo, Mohammmed Yusuf, foi morto pela polícia, na sequência de combates próximo da sede da sua organização. Grupos internacionais de Defesa dos Direitos Humanos pediram uma investigação às circunstâncias da sua morte.
Zimbabwe: 33 Mortos em Acidente Rodoviário
A rádio estatal do Zimbabwe noticia que um autocarro embateu de frente contra um camião tendo morrido 33 pessoas.
O acidente ocorreu este domingo na mesma estrada em que, em Março deste ano, a mulher do primeiro-ministro Morgan Tsvangirai morreu em resultado também de num desastre frontal, durante uma ultrapassagem. Tsvangirai sofreu ferimentos ligeiros.
Ataque a Tiro em Telavive
A polícia israelita está a efectuar buscas para localizar o atirador que matou duas pessoas e feriu, pelo menos 13, num centro comunitário para homossexuais, no sábado à noite, em Telavive.
Um atirador mascarado abriu fogo com uma arma automática contra um grupo de rapazes e de raparigas que participavam numa reunião de um grupo de apoio, num centro comunitário para homossexuais. O atirador conseguiu fugir depois de ter morto um indivíduo de 26 anos de idade e uma jovem com menos de 20 anos.