Morreu Omar Bongo
O Presidente do Gabao, Omar Bongo, o estadista mais antigo da África, morreu num hospital da Espanha. Tinha 73 anos de idade.
O Primeiro-ministro gabones, Jean Eyeghe Ndong, emitiu um comunicado a imprensa confirmando a notícia da morte de Bongo na segunda-feira, pouco depois de o evento ter sido noticiado pela imprensa espanhola, adiantando que Bongo morrera de ataque do coração.
Mas horas antes, o Primeiro-ministro tinha desmentido a notícia da morte o Presidente, declarando que Bongo, nas suas palavras, estava vivo e bem.
O governo do Gabão declarou luto nacional de 30 dias pelo líder desaparecido, que governou a nação durante 41 anos.
China Quem mais Compra Armamento
O Instituto Internacional de Investigação para a Paz de Estocolmo, Suécia, afirma que a China é agora o segundo país que mais gasta em armamento, seguido pela França, Grã-Bretanha e Rússia.
Os Estados Unidos continuam a ser o país que mais gasta em armamento.
Este instituto sueco indica no seu relatório anual que a China gastou cerca de 84,9 mil milhões de dólares no ano passado, um aumento de 10 por cento relativamente a 2007.
O orçamento militar americano aumentou na mesma proporção, indica ainda aquela organização.
Os gastos militares dos Estados Unidos atingiram o seu nível mais alto desde a Segunda Guerra Mundial durante a administração do presidente George W. Bush.
Desde há vários anos que a China é o principal importador de armas, e a Rússia o seu maior abastecedor.
Estados Unidos apoiam buscas das caixas negras
Uma equipa da marinha dos Estados Unidos dirige-se para o Brasil para assistir aos militares brasileiros e franceses na procura dos gravadores de voo do aparelho da Air France que se despenhou a semana passada no Atlântico.
Autoridades norte americanas precisam que a equipa dos Estados Unidos vai entregar dois equipamentos de escuta que podem detectar o sinalizadores de emergência ate uma profundidade de seis mil e cem metros.
Os gravadores de voo, ou caixas negras, são essenciais para avaliar das causas da queda do aparelho da Air France.
Estados Unidos - redução de perda do emprego
O presidente americano, Barack Obama disse que a redução de perda do emprego é um bom sinal para a maior economia do mundo. Contudo Obama disse que mantêm-se preocupados com o estado da economia.
Os Estados Unidos atingiram a sua maior taxa de emprego de 9,4 por cento dos últimos 25 anos. Mas os dados do governo mostram a perda de 345 mil postos de emprego no mes passado, o nível mais baixo dos últimos oito meses.
O presidente Obama disse que era um sinal de que a economia estava na direcção certa. Disse ele que medidas rápidas serão tomadas para consolidar esses últimos ganhos.
Para tal Obama ordenou as agências federais a acelerarem os desbloqueamentos dos fundos do plano de estímulos de bilhões de dólares aprovado pelo Congresso.
O presidente disse que a medida iria salvar 600 mil postos de emprego nos próximos 100 dias.
Coligação de Saad Hariri vence no Líbano
A coligação pró-ocidental liderada por Saad Hariri, no
poder desde 2005, venceu as legislativas de ontem no Líbano, superando as
formações lideradas pelo movimento shiita Hezbollah.
Segundo dados divulgados pelo ministro do Interior, Ziad Baroud, a coligação 14
de Março e os candidatos independentes aliados garantiram a eleição de 71 dos
128 lugares do Parlamento, enquanto a minoria – que integrava os partidos
shiitas e o bloco cristão do general Michel Aoun – se quedou pelos 51
deputados.
Novo apoio para Omar al-Bashir
O maior bloco comercial africano apoia o Presidente sudanês, Omar al-Bashir, que foi indiciado pelo Supremo Tribunal Criminal Internacional.
As 19 nações do Mercado Comum da África do Leste e Austral, COMESA, na sua sigla inglesa, apelaram a suspensão da ordem de prisão contra o governante sudanês.
O grupo anunciou o seu apoio a al-Bashir num comunicado emitido no último dia da sua cimeira em Victoria Falls, no Zimbabwe.
Guiné pode adiar sufrágio
Na Guiné os responsáveis militares indicaram que o dirigente militar deve adiar os sufrágios previstos para o final do corrente ano.
O coronel Oumar Sanoh precisou que a Guiné não está preparada para organizar o sufrágio presidencial ainda este ano.
Os chefes das forças armadas apelaram ao dirigente militar Moussa Câmara para prolongar a sua presença no poder, indicando que o capitão Câmara iniciou projectos que ainda não concluiu.
Números da Gripe A no Mundo
A Organização Mundial de Saúde, OMS, afirma que a gripe suína se espalhou agora a 73 países, com 139 mortes causadas pela gripe desde que foi inicialmente detectada em Abril último.
Os últimos números da OMS, desta segunda-feira, indicam que há mais de 25 mil pessoas infectadas com o vírus da gripe A.
No topo da lista estão os Estados Unidos com mais de 13 mil casos – seguido pelo México, com quase seis mil casos. A maior parte das mortes ocorreram no México.