As Últimas de Washington


Papa faz apelo a paz em África e no Médio Oriente

O Papa Bento Dezasseis apelou à paz no Médio Oriente e em África na mensagem pronunciada na Praça de São Pedro, no Vaticano, por ocasião das festas da Páscoa, a mais importante do cristianismo.

O chefe da Igreja Católica pediu esforços renovados, perseverantes e sinceros na busca de uma solução para o conflito israelo-palestiniano, quando faltam poucas semanas para a sua visita à Jordânia e Israel, entre os dias 8 e 15 de Maio.

O Papa referiu-se também a África, que visitou recentemente, exortando o continente africano, e citamos, a usar as armas da justiça e da verdade, da misericórdia, do perdão e do amor.

Bento Dezasseis dirigiu-se ainda aos sobreviventes do sismo de Abruzzo, a região central italiana abanada por um terramoto há uma semana, que causou cerca de 300 mortos e um milhar de feridos, além de muitos milhares de pessoas agora sem casa.

Estado de emergência em Banguecopue

O governo tailandês decretou o estado de emergência em Banguecoque e nos arredores na sequência de manifestações que causaram desordens em todo o país.

Comentar ArtigoAs autoridades tomaram esta medida devido ao agravamento da situação e de um grupo de opositores que incita à desordem.

Desde o início das tensões, o governo tentou evitar a violência mas o movimento de protesto desenvolveu-se e recorreu a acções incompatíveis com a Constituição, explicou o primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejajjiva.

Esta é a terceira vez no espaço de oito meses que as autoridades tailandesas decretam estado de emergência na região de Banguecoque, devido a problemas ligados à crise política que agita o país.

O Irão e a energia nuclear

No Irão, o presidente do parlamento afirmou que as principais potências do mundo não têm razão para recusar a Teerão a capacidade de desenvolver tecnologia nuclear.

Ali Larijani sublinhou que quaisquer futuras conversações com as seis nações devem ser baseadas no que denominou os direitos do Irão como signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear.

Teerão insiste em que o acordo lhe dá o direito de enriquecer urânio como combustível para centrais de energia nuclear.

Autorizada recontagem de votos na Moldávia

Na Moldávia, o Tribunal Constitucional autorizou a recontagem do sufrágio parlamentar da semana passada.

A polícia moldava tomou, entretanto medidas extraordinárias de segurança para evitar que as manifestações da oposição marcadas para hoje terminem em violência, como aconteceu na terça-feira passada.

Comentar ArtigoA oposição não reconheceu os resultados do escrutínio e saiu para a rua para exigir a recontagem de votos. O Presidente da República, Vladimir Voronin, que é também dirigente do Partido dos Comunistas da Moldávia, aceitou a recontagem de votos, mas os opositores consideraram uma manobra para distrair a opinião pública e pretendem trazer os seus apoiantes para a rua.

Além disso, a oposição exige a libertação das dezenas de manifestantes detidos por terem participado no assalto e pilhagem dos edifícios do parlamento e da presidência da Moldávia.