Obama na Europa
O presidente dos Estados Unidos Barack Obama segue na próxima terça feira para a sua primeira visita a Europa.
Desloca-se inicialmente para Londres para uma cimeira dos G-20 das nações industrializadas e em desenvolvimento, que vai centrar as atenções sobre a crise económica global.
O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs afirmou que o presidente e os Estados Unidos vão a Londres para ouvir, e igualmente para liderar.
Obama planeia encontrar-se a margem da cimeira com uma serie de outros dirigentes incluindo os primeiros-ministros da Inglaterra e da Índia, os presidentes da China e da Rússia e o Rei da Arábia Saudita.
Nova violência no Afeganistão
Autoridades afegãs revelaram que recentes ataques rebeldes causaram a morte a sete agentes de segurança.
Militantes emboscaram na província de Badghis, na região ocidental do Afeganistão uma coluna da polícia, matando quatro agentes e ferindo uma entidade oficial.
O sector militar dos Estados Unidos referiu que uma explosão de um engenho improvisado matou três soldados afegãos e feriu quatro outros que se encontravam em patrulha na província oriental de Paktia.
Iraque: tropas americanas entram em confronto
Tropas norte americanas e iraquianas actuaram num distrito de Bagdade onde dois dias de confrontos com voluntários sunitas muçulmanos que causaram pelo menos três mortos.
Utilizando alti falantes as tropas ordenaram aos elementos do grupo para deixar de combater ou serem detidos.
Fontes oficiais iraquianas revelaram que quatro polícias, quatro civis e sete elementos do grupo sunita ficaram feridos em confrontos registados este domingo.
As trocas de tiros tiveram inicio no distrito de Fadhi, após a polícia ter detido o líder do grupo sunita "Filhos do Iraque" e um dos seus adjuntos, acusados de terrorismo.
Rede de espionagem informática
Uma rede de espionagem informática conseguiu infiltrar-se em 1295 computadores de governos, incluindo o de Portugal, embaixadas, organizações de defesa dos direitos humanos e meios de comunicação, entre outras instituições, em 103 países, segundo um relatório da Universidade de Toronto agora publicado.Na opinião dos investigadores, não se pode concluir definitivamente que a espionagem envolva o governo chinês, apesar do controlo do sistema ter origem, quase exclusivamente, em computadores na China.
Eleições locais na Turquia
Autoridades turcas indicaram que confrontos entre grupos políticos rivais causaram pelo menos quatro mortos, num dia em que os turcos foram votar em sufrágio locais.
Cerca de 48 milhões de pessoas eram elegíveis para participar no sufrágio para os presidentes de câmara e outros representantes locais em 81 províncias.
O sufrágio foi visto como um teste a popularidade do primeiro-ministro Recep Erdogan, com a maioria das sondagens de opinião a prever a uma sólida vitoria para o partido que o apoia, o AKP.
Testar o sistema de mísseis
O secretário da Defesa norte-americano Robert Gates afirmou que a Coreia do Norte deverá lançar em breve um foguetão para testar o sistema de mísseis, mas que os Estados Unidos não tencionam adoptar qualquer acção imediata.
Numa entrevista Gates sublinhou que os especialistas norte americanos acreditam que o objectivo da Coreia do Norte é o de instalar uma ogiva nuclear num míssil, mas que se trata de um plano de longo prazo e que Pyongyang não possui agora uma tal capacidade.
Bashir na Cimeira Árabe
O presidente sudanês encontra-se em Doha para participar na cimeira da Liga Árabe, apesar de ter um mandado de captura internacional.
Omar al-Bashir viajou para Doha em desafio a um mandado emitido no inicio deste mês pelo Tribunal Internacional Penal por crimes de guerra alegadamente cometidos na região sudanesa de Darfur.
O mandado deve constituir o principal tópico da cimeira árabe que se inicia amanhã, segunda-feira.