ÚLTIMAS DE WASHINGTON

O presidente americano Barack Obama anunciou a nova estratégia da sua administração para o Afeganistão e o Paquistão que inclui o envio de mais alguns milhares de soldados para o Afeganistão e uma maior ênfase na diplomacia.

Obama acrescentou que a al-Kaida e os seus aliados se encontram naqueles dois países e que aquela organização terrorista está a planear ataques contra os Estados Unidos a partir dos seus santuários no Paquistão.

O presidente americano anunciou o envio de mais 4 mil soldados para o Afeganistão para treinar as forças armadas afegãs, para além dos 17 mil soldados que serão destacados para aquele país nos próximos meses.

11 talibãs mortos pelas forças da coligação

No Afeganistão tropas americanas em conjunto com forças afegãs abateram 11 militantes islâmicos durante um ataque nocturno contra instalações de fabricação de bombas dos talibãs.

Fontes militares americanas acrescentaram que um militante foi igualmente capturado durante a operação que decorreu na província de Helmand.

Aquela província do sul do Afeganistão tem vindo a tornar-se no centro da rebelião dos talibãs.

Paquistão: atentado bombista faz 50 mortos

No Paquistão, a explosão de uma bomba numa mesquita do noroeste do país fez pelo menos 50 mortos e mais de 70 feridos.

A mesquita, cheia de fiéis para as orações de sexta-feira, ruiu por completo devido à deflagração. Para já ninguém reivindicou a responsabilidade pelo ataque.

O ataque verificou-se na cidade de Jamrud, uma região onde os rebeldes islâmicos têm vindo a aumentar os seus ataques contra camiões transportando abastecimentos para as tropas americanas e da NATO no Afeganistão.

Coreia do Norte: teste de míssil preocupa vizinhos


O Japão e os Estados Unidos estão a mobilizar as suas capacidades anti-mísseis a poucos dias do anunciado lançamento de um míssil balístico norte-coreano.

A marinha de guerra americana já está a colocar naquela zona navios com equipamentos de radar capazes de detectar e destruir mísseis inimigos.

Pyongyang afirma que se trata apenas do lançamento de um satélite de comunicações.

Contudo, os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul acusam a Coreia do Norte de estar usar o lançamento para testar as capacidades bélicas do seu míssil balístico.

Moçambique: ciclone "Isilda" aumenta de intensidade


O ciclone "Isilda" com ventos superiores a 130 km/h continua a fortalecer-se no Oceano Índico ao largo da costa de Moçambique.

As previsões meteorológicas indicam que a tempestade está a deslocar-se em direcção à costa moçambicana podendo provocar ainda mais inundações.

Ultimamente, fortes chuvadas têm-se abatido sobre a zona noroeste de Moçambique fazendo milhares de desalojados e destruindo muitas plantações.

Por outro lado as autoridades sanitárias temem que a epidemia de cólera que já se verifica no país possa intensificar-se com a queda de mais precipitação.

Segundo a OMS já se registaram em Moçambique, desde o inicio do ano, mais de 12 mil casos de cólera fazendo 157 mortos.

Estados Unidos: Obama reúne-se com líderes da banca


O presidente americano Barack Obama reuniu-se hoje com os directores dos principais bancos americanos para debater as estratégias da sua administração para relançar a economia nacional.

Esta semana a administração Obama anunciou que iria assumir o crédito mal parado dos bancos em apuros através de uma parceira entre o governo e investidores privados.

Por outro lado, o secretário do Tesouro Timothy Geithner apelou aos legisladores americanos para que aprovem o pedido da administração Obama para o alargamento dos poderes do governo para supervisionar as grandes instituições financeiras.