As Últimas de Washington

Reduzir o deficit orçamental

O presidente dos EUA, Barack Obama reuniu-se com um grupo de economistas e congressistas para elaborar um plano destinado a reduzir o enorme deficit orçamental americano, no prazo de alguns anos.

Obama debateu a questão da responsabilidade fiscal com aquele grupo, na segunda-feira, no momento em que o seu governo se prepara para revelar, ainda esta semana, o orçamento do Estado para 2010.

O presidente Obama reuniu-se também com os governadores de todos os Estados americanos para tentar obter o seu apoio na aplicação do proposto plano de estímulo económico para o país.

Durante o encontro, Obama anunciou que vai utilizar 15 biliões dos 787 biliões previstos no pacote de estímulo para financiar o plano nacional de saúde para a população mais pobre da América.

Supremo rejeita apelo

O Supremo Tribunal dos EUA rejeitou um apelo feito por um indivíduo condenado por ter aderido à Al Qaida e por ter conspirado para assassinar o presidente George W Bush.

Ahmed Omar Abu Ali foi preso na Arábia Saudita em 2002 onde frequentava a universidade. Os advogados de Ali, nascido nos EUA, alegam que o réu foi torturado na Arábia Saudita para confessar. Os advogados puseram também em causa informação classificada que foi mostrada ao júri, mas a que o réu não teve acesso.

O parecer do Supremo foi dado depois do regresso ao tribunal da juíza Ruth Ginsburg, depois de esta ter sido operada a um cancro no pâncreas, no início deste mês.

Etíope libertado de Guantanamo

O etíope Binyam Mohamed, detido durante mais de quatro anos na base de Guantánamo, em Cuba, chegou hoje ao Reino Unido, quatro meses depois de as autoridades norte-americanas terem arquivado as queixas contra ele.

A libertação de Binyam, a primeira desde a tomada de posse de Barack Obama, insere-se na política da nova Administração para encerrar aquele presídio militar.

Desconhecem-se as condições do repatriamento, bem como as medidas legais a que o jovem, de 30 anos, poderá ficar sujeito no Reino Unido, onde residia desde os 15 anos, mas os advogados disseram esperar a sua libertação imediata.

Binyam Mohamed foi acusado de ter recebido treino da Al-Qaeda e de estar envolvido numa conspiração para detonar uma "dirty bomb" (bomba que liberta radiação quando explode) nos Estados Unidos, em cumplicidade com José Padilla, um norte-americano condenado em 2007.

As queixas foram, no entanto, arquivadas em Outubro passado, ainda antes da eleição de Obama para a presidência norte-americana mas só depois de uma greve de fome, no início deste ano, foi decidido o seu repatriamento.

Onda de violência em Bagdade

No Iraque as autoridades indicaram que a onda de violência que assolou a cidade de Bagdade causou a morte a pelo menos cinco pessoas, incluindo dois agentes de segurança.

As mesmas fontes referem ainda que dois agentes de segurança e um civil morreram na zona ocidental da capital quando indivíduos armados dispararam contra um posto de controlo do exército na zona de Ghazaliyah.

A violência no Iraque diminuiu drasticamente no último ano, mas a segurança continua precária.

Bomba na região basca de Espanha

A Policia na região basca de Espanha informou que uma bomba explodiu defronte da sede do Partido Socialista, no poder, na cidade de Lazkao, tendo causado apenas danos materiais.

A Policia acrescentou que o atentado bombista ocorreu depois de ter recebido uma chamada telefónica de aviso de uma pessoa que disse representar o grupo separatista basco ETA.

Mais de 820 pessoas morreram nos 40 anos de uma campanha violenta da ETA pela criação de um estado basco independente no norte de Espanha e sudoeste da França.

Jovem francesa morta no Cairo

No Egipto, a polícia deteve pelo menos três pessoas para interrogatório sobre ao atentado bombista de ontem que matou uma jovem francesa.

As autoridades locais referem que a explosão num mercado do Cairo matou uma jovem francesa de 17 anos de idade e feriu pelo menos 24 outras pessoas.

O engenho explodiu no exterior de um café situado nas proximidades da mesquita Khan el-Khalili, uma zona histórica muito frequentada por turistas.

As autoridades adiantam que entre os feridos pela explosão encontram-se franceses, alemães, sauditas e egípcios, encontrando-se quatro dos feridos em estado grave.

Hollywood

A mais prestigiosa cerimónia de entrega de prémios de Hollywood tornou-se um evento internacional na noite de domingo.

O filme QUEM QUER SER BILIONARIO? realizado na Índia, e que conta a passagem de um estado de miséria para um de riqueza, ganhou o primeiro lugar no octogésimo primeiro festival cinematográfico em Los Angeles, Califórnia. No total, o filme venceu em oito categorias, e entre os recipientes figuraram cidadãos britânicos e indianos.

A britânica Kate Winslet conquistou o premio de melhor actriz pelo seu papel na película O LEITOR.