ÚLTIMAS DE WASHINGTON

No Iraque entidades oficiais afirmaram que aliados do primeiro-ministro Nouri al-Maliki obtiveram bons resultados nas eleições provinciais de Sábado.

Essas fontes disseram que projecções iniciais indicam que candidatos apoiados por Maliki obtiveram bons resultados no sul do país, a zona de influência dos shiítas.

Muitos shiítas iraquianos dão crédito ao primeiro-ministro por ter reduzido a violência no sul ao ordenar uma campanha militar contra milícias o ano passado.

O presidente da comissão eleitoral disse que cerca de 51 por cento do eleitorado participou na votação em 14 das 18 províncias do país. As eleições decorreram pacificamente não se registando incidentes de maior.

Uma entidade oficial kurda disse no entanto que cerca de 70.000 kurdos não puderam votar no norte do país

Entretanto as autoridades disseram que menos de 200 iraquianos morreram em violência em Janeiro, o número mais baixo desde o começo da guerra em 2003.

Israel Avisa Palestinianos

Militantes palestinianos dispararam pelo menos sete "rockets" e morteiros contra Israel a partir da faixa de Gaza levando Israel a avisar que poderá responder "desproporcionalmente".

A polícia israelita disse que duas pessoas ficaram feridas.

O primeiro-ministro israelita Ehud Olmert afirmou que o seu país levará a cabo uma "resposta desproporcional" se militantes palestinianos continuarem a disparar rockets contra Israel a partir da Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro disse numa reunião do seu gabinete que Israel não se vai deixar arrastar para uma incessante troca de tiros com o Hamas.

O chefe do governo israelita disse que os ataques de rockets estão a impedir israelitas de levar a cabo uma "vida normal" pelo que os responsáveis por esses ataques serão severamente punidos.

Nenhum grupo reivindicou responsabilidade pelos ataques.

O Egipto disse entretanto ter começado a instalar câmaras de vigilância e sensores na sua fronteira com Gaza para tentar reduzir o contrabando de armas para o território.

Começou Cimeira da União Africana

Iniciou-se em Addis Abeba a cimeira da União Africana com discussões sobre a criação de um governo pan-africano.

O dirigente líbio Moammar Gadhafi há anos que vem advogando esse plano afirmando que iria ajudar África a cumprir os seus planos económicos e a fazer face aos seus desafios políticos sem interferência ocidental.

A cimeira tem como tema a melhoria das infra-estruturas de África mas até agora tem sido dominada pelas crises urgentes do continente.

No Sábado o presidente da Comissão da União Africana Jean Ping apelou à calma em Madagascar onde um dirigente da oposição disse ter assumido controlo do governo do Presidente Marc Ravalomanana.

Ping disse que a União Africana não reconhecerá qualquer transferência de poder não constitucional.

A União Africana recusou-se a admitir diplomatas da Guiné-Conackry e Mauritânia países onde se registaram golpes de estado no ano passado.

Os dirigentes africanos deverão também discutir as crises no Zimbabwe, Darfur e Somália.

A União Africana apelou aos países ocidentais para levantarem as sanções financeiras e de viagens impostas contra membros do governo e do partido do Presidente Robert Mugabe.

Zimbabwe Vai Emendar Constituição

No Zimbabwe a legislatura deverá aprovar nos próximos dias emendas constitucionais que permitirão a formação de um governo de unidade entre o presidente Robert Mugabe e a oposição.

Meios de informação estatais citaram o ministro da justiça Patrick Chinamasa como tendo dito que uma lei contendo as emendas será submetida ao parlamento na Quarta-feira.

Chinamasa disse que a legislatura está a trabalhar num calendário que prevê a aprovação das emendas até Quinta-feira de modo a que um novo governo possa ser empossado dentro de duas semanas.

A lei cria o posto de primeiro-ministro para ser ocupado pelo líder da oposição Morgan Tsvangirai.. Após meses de negociações o Movimento para a Mudança Democrática concordou na semana passada em participar num governo de unidade.

Mais de 100 Mortos em Incêndio no Quénia

O primeiro-ministro do Quénia Raila Odinga visitou hoje o local onde pelo menos 111 pessoas morreram e mais de 200 outras ficaram feridas num incêndio quando tentavam recolher petróleo derramado de um camião tanque.

Entidades oficiais disseram que o derrame ocorreu quando o camião esteve envolvido num acidente na cidade de Milo no Sábado.

Algumas testemunhas disseram que o incêndio poderá ter sido iniciado por um cigarro enquanto outros afirmam que se trata de um caso de fogo posto.

A polícia disse que está a investigar.

Na Quarta-feira pelo menos 25 pessoas morreram num incêndio num super mercado em Nairobi

Sri Lanka: Nova Ofensiva Governamental Sri Lanka

As autoridades militares do Sri Lanka disseram que forças governamentais vão começar a movimentar-se para libertar civis encurralados numa zona de selva de 300 Kilómetros quadrados ainda sob controlo dos rebeldes.

Entidades militares anunciaram a nova ofensiva hoje horas após expirar um prazo para os rebeldes dos Tigres Tamil permitirem a saída de não combatentes da zona de conflito.

Na Quinta-feira o governo deu aos Tigres Tamil 48 horas para permitir que civis fossem para uma zona de segurança. Desconhece se quantos civis conseguiram escapar da zona de guerra.

Organizações internacionais de ajuda disseram que cerca de 250 mil civis estão encurralados. O governo diz no entanto que menos de 120.000 estão afectadas pelos combates.

O Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon apelou ao governo e aos Tigres Tamil para permitirem a saída de civis em segurança de zonas de conflito.


Paquistão: Ataque com Granada Causa Vítimas Civis

Forças governamentais paquistanesas mataram pelo menos 16 rebeldes no Vale Swatt no noroeste do país onde têm estado a combater militantes islâmicos.

Um porta-voz militar disse que os rebeldes foram mortos num período de 24 horas em diversos confrontos em várias partes do vale.

Por outro lado a polícia disse que um civil foi morto e cinco outros feridos num ataque com uma granada que tinha como alvo forças militares.

Entidades oficiais disseram que os atacantes não identificados atiraram uma granada contra uma patrulha policial na província do Baluquistão que faz fronteira como Afeganistão e o Irão. A granada não atingiu a patrulha e explodiu perto de vários civis.

Ninguém reivindicou responsabilidade pelo ataque.

Desde 2004 centenas de pessoas já morreram no Baluquistão como resultado de uma rebelião. Os rebeldes reivindicam mais autonomia política.


Desporto: Nadal Vence Aberto da Austrália.

Desporto. Ténis. O espanhol Rafael Nadal venceu o aberto da Austrália ao derrotar na final o Suíço Roger Federer por 3-2. Nadal tornou se no primeiro espanhol a vencer este torneio.

Federer viu assim perdida mais uma oportunidade de igualar o recorde do americano Pete Sampras de 14 títulos dos chamados grand slams, os principais torneios de ténis do mundo