As Últimas de Washington

Faixa de Gaza: Israel Alerta População de Rafah

Aviões israelitas lançaram na quarta-feira panfletos sobre Rafah, no Sul da Faixa de Gaza, advertindo as pessoas para deixarem a cidade fronteiriça antes de serem lançados ataques aéreos.

Rafah é o único ponto de passagem entre o território palestiniano e o Egipto, mas está habitualmente encerrado. Tem também uma extensa rede de túneis ilegais para o Egipto, usados por militantes do Hamas assim como civis para contrabandearem abastecimentos.

Os israelitas suspenderam na quarta-feira os seus ataques durante três horas para permitir um “corredor humanitário” para a cercada cidade de Gaza e permitir aos seus residentes abastecerem-se de bens essenciais.

Rússia: Corta Fornecimento de Gás à Europa

A Rússia decidiu cortar o fornecimento de gás natural à Europa na sequência das divergências com a Ucrânia relativamente ao preço daquele combustível.

Segundo a imprensa russa, o presidente Dmitri Medvedev manteve uma conversa telefónica com o seu homólogo ucraniano Viktor Yushenko, durante a qual afirmou que as entregas só recomeçariam quando os dois lados concluíssem um acordo obrigando a Ucrânia a pagar pelo gás o preço de mercado.

Aqui em Washington, o Departamento de Estado americano afirmou que o corte do gás a populações vulneráveis na Europa é inaceitável.

Zimbabwe: Mugabe Designa Novos Ministros

No Zimbabwe, os meios de comunicação estatais citam o presidente Robert Mugabe como tendo nomeado oito ministros para preencherem as vagas quando a semana passada demitiu vários elementos do governo.

O jornal Herald escreve que os ministros em exercício vão temporariamente supervisionar, entre outras, as pastas da Informação, das Minas, e da Agricultura.

A semana passada, Mugabe demitiu 12 ministros e deputados da ZANU-PF que tinham perdido os assentos nas eleições parlamentares do ano passado.

Gana: Empossado antigo líder da oposição

No Gana, o antigo líder da oposição, John Atta-Mills, foi hoje empossado como Presidente da Republica, numa cerimónia na Praça da Independência em Accra, a capital do país, perante milhares de pessoas.

Atta-Mills venceu na segunda volta das eleições presidenciais, por uma estreita margem de votos, o candidato do partido governamental, Nana Akufo-Addo.

A transferência pacífica de poder, rara em África, foi elogiada pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon e outros líderes políticos como um triunfo para a democracia.

Hoje também, tomaram posse os deputados do novo parlamento ganense, tendo sido eleita para a presidência uma mulher, Joyce Bamford-Addo, uma juiz reformada do Supremo Tribunal.

Roland Burris à Espera de Lugar no Senado

Os líderes democratas no Senado norte-americano afirmam-se prontos a resolver a controvérsia em redor da nomeação de Roland Burris para o lugar deixado vago pelo presidente-eleito, Barack Obama, assim que foram ultrapassadas certas questões legais.

Os dois principais líderes democratas no senado, Harry Reid e Dick Durbin, reuniram-se no Capitólio com Roland Burris, escolhido para ocupar o segundo assento pelo Estado de Illinois.

Os dois indicaram que será conhecida uma decisão sobre dar ou não o lugar a Burris assim que o Estado de Illinois der luz verde à sua nomeação.

Inicialmente, os senadores tinham dito que não sentariam Burris por ele ter sido escolhido pelo governador democrata do Illinois Rod Blagojevich – detido no mês passado por um alegado esquema para beneficiar financeiramente com a nomeação. Mas, as autoridades estaduais de Illinois não certificaram a escolha de Burris – o que não lhe permite assumir o cargo.

Neste momento, espera-se uma decisão do Supremo Tribunal estadual de Illinois sobre se a escolha de Roland Burris deve ser ou não certificada.

Almoço de Presidentes na Casa Branca

O Presidente George Bush acolheu o presidente-eleito Barack Obama bem como todos os presidentes americanos vivos para um almoço na Casa Branca.

Antes do almoço, Obama elogiou a experiencia e sabedoria dos presidentes ali reunidos para o que considerou “encontro histórico.” E disse esperar beneficiar com a experiencia destes antigos líderes.

Bush, por seu lado, disse que ele e o país desejam o melhor para Obama e que acima de tudo quer que o novo presidente seja bem sucedido.

Estiveram presentes no almoço, o pai do actual presidente, George H. W. Bush, Jimmy Carter e Bill Clinton.

Freedom House Pede a Obama Abertura a Cuba

O grupo de defesa dos Direitos Humanos, Freedom House, pediu ao presidente-eleito Barack Obama para levantar imediatamente as restrições para viajar de e para Cuba, bem como o envio de dinheiro para território cubano.

Aquela organização não-partidária, que tem a sua sede em Washington, fez aquela recomendação, na quarta-feira, embora criticando o comportamento do governo cubano em termos de Direitos Humanos e o presidente Raul Castro por fazer “reformas nominais”, desde que assumiu o poder, em Fevereiro do ano passado.

A directora executiva da Freedom House, Jennifer Windsor, disse, em comunicado, que Cuba continua a ser um dos países mais repressivos do mundo, tendo adiantado que pôr fim à proibição de viajar irá expor os cubanos a informação sobre o que se passa no mundo exterior.

Raul Castro já afirmou estar aberto a conversações directas com o presidente-eleito Obama, o qual admitiu que estaria aberto a dialogar com a liderança cubana, muito embora afirme que irá manter o embargo económico imposto a Cuba pelos EUA, como forma de pressionar o governo de Havana a adoptar um regime democrático.

Economia: Deve haver equilíbrio, diz Obama

O presidente-eleito Americano, Barack Obama, disse que deve haver um equilíbrio entre o orçamento destinado ao estímulo da economia americana em declínio e as preocupações acerca do galopante défice que o país enfrenta.

Obama disse que para conseguir este objectivo, o governo deverá funcionar duma forma mais eficiente.

Tendo em vista este objectivo, Barack Obama criou, hoje, quarta-feira, um novo posto na sua administração a ser ocupado por uma entidade sob a designação de “Chefe -Responsável da Eficiência das Operações do Governo”que terá como prioridade a responsabilidade quanto ao cumprimento das promessas feitas durante a campanha, analisando todos os programas do governo, eliminando os que, na sua opinião, não estiverem em conformidade com determinados critérios.

A titular do novo posto, Nancy Killefer, desempenhara anteriormente a função de consultora em assuntos da eficiência de negócios no Departamento do Tesouro.

Obama fez aquela declaração logo depois dos especialistas em assuntos económicos do Congresso terem afirmado que o défice orçamental dos Estados Unidos vai subir a mais de 1,2 mil milhões de dólares este ano. Por sua vez, o Gabinete Bipartidário do Orçamento do Congresso declarava que, na sua opinião a economia americana ira decrescer em mais de dois por cento, este ano, enquanto se espera que a taxa do desemprego atinja a casa dos 9 por cento, também este ano.

Paquistão: Demitido Conselheiro de Segurança Nacional

O gabinete do primeiro-ministro paquistanês revelou que o conselheiro de Segurança Nacional, Mahmood Durrani foi demitido do cargo.

O anúncio foi feito horas depois de os canais privados de televisão terem citado Durrani como tendo afirmado que o único atirador sobrevivente dos ataques a Bombaim, na Índia, era realmente um cidadão paquistanês.

Foi a primeira confirmação governamental de que Ajmal Kasab, que se encontra na Índia sob custódia, era paquistanês, como Nova Deli tem sempre insistido.