Atta-Mills, Presidente Eleito do Ghana

No Ghana, o líder da oposição, John Atta-Mills ganhou as eleições presidenciais por uma estreita margem, na sequência de uma votação decidida numa das regiões rurais daquele país.

A comissão eleitoral do Ghana declarou, no sábado, Atta-Mills vencedor por uma diferença de menos de 50 mil votos, depois de contados os votos na região de Tain, onde a votação teve lugar na sexta-feira, cinco dias depois do resto do país.

Mais de mil apoiantes de Atta-Mills saudaram a sua vitória em frente à sede da sua candidatura, onde o candidato vencedor proferiu o discurso de vitória, prometendo edificar um Ghana melhor e ser um líder para todos os ghaneses.

O Partido Patriótico Nacional, no governo, liderado por Nana Akufo-Addo, boicotou as eleições de sexta-feira citando preocupações de segurança. Ambas as partes exigiram investigações sobre alegadas fraudes na votação, mas a comissão eleitoral diz não haver provas suficientes para anular as eleições.

O actual presidente John Kufuor terá que abandonar o cargo por ter cumprido dois mandatos de quatro anos no cargo. A Constituição ghanesa exige que Kufour entregue o poder ao novo presidente eleito no dia 7 de Janeiro.