Um dos principais organizadores do genocídio no Ruanda de 1994 foi condenado a prisão perpétua.
O Tribunal Penal Internacional para o Ruanda condenou o antigo coronel do exército Ruandês Theineste Bagosora por crimes de genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade.
As Nações Unidas disseram que Bagosora, que ocupava um cargo de destaque no ministério de defesa ruandês, foi um dos principais instigadores do massacre de cerca de 800.000 pessoas.
O tribunal concluiu que Bagosora foi responsável pelos assassinatos organizadores de membros da etnia Tutsi nos arredores da capital Kigali e na cidade de Gisenyi.
O antigo oficial ruandês foi também considerado culpado da morte de 10 soldados belgas das forças de paz e de vários políticos entre as quais a antiga primeira ministra do Ruanda.
Os advogados de defesa disseram que vão apelar a sentença.
ZIMBABWE: AUMENT NUMERO DE VÍTIMAS DA CÓLERA
As Nações Unidas disseram que a epidemia de cólera no Zimbabwe se está a deteriorar e que o número de morte ascende agora a mais de 1.100.
Só nos últimos dois dias morreram 133 pessoas.
O Departamento de Coordenação para Questões Humanitárias disse que desde Agosto foram registados mais de 20.500 casos de cólera no Zimbabwe.
HAMAS NÃO VAI PROLONGAR CESSAR-FOGO
O presidente dos Estados Unidos George Bush vai receber Sexta-feira na Casa Branca o seu homólogo palestiniano Mahmoud Abbas.
A Casa Branca disse que as conversações se vão centrar no fortalecimento das instituições palestinianas, desenvolvimento económico e treino de forças de segurança palestinianas na margem ocidental do rio Jordão.
Ontem o grupo militante palestinianos Hamas disse que não vai prolongar o seu cessar-fogo de seis meses com Israel que expira na Sexta-feira.
O cessar-fogo que entrou em vigor em Junho tem estado a ser cada vez mais violado. Militantes do Hamas têm regularmente disparado rockets e morteiros contra Israel que respondeu apertando o seu bloqueio à Faixa de Gaza controlada pelo Hamas e atacando ao mesmo tempo militantes suspeitos de envolvimento nesses ataques.
Na Quinta-feira militantes dispararam rockets contra o sul de Israel enquanto aviões de guerra atacaram palestinianos envolvidos nesses ataques.
Israel disse estar disposta a respeitar o cessar-fogo mas não vai tolerar ataques de rockets contra o seu território.
ACORDO COM A SÍRIA É POSSÍVEL – ISRAEL
O primeiro ministro israelita Ehud Olmert disse que um acordo de paz entre Israel e a Síria é possível.
Olmert falava na cidade de Tel Avive poucos dias antes de se deslocar à Turquia para conversações com o primeiro ministro turco Recep Tayyip Erdogan.
A Turquia tem estado a mediar entre Israel e a Síria.
Um porta-voz israelita disse que os dirigentes dos dois países vão discutir as negociações de paz bem como questões bilaterais e regionais.
Olmert desloca-se à Turquia na Segunda-feira.
A Turquia tem estado a mediar negociações entre a Síria e Israel que entraram num impasse em 2000 após a Síria ter exigido a devolução dos Montes Golan capturados por Israel em 1967.
IRAQUE: PRISÃO DE FUNCIONÁRIOS QUE QUERIAM "RECONSTRUIR" PARTIDO DE SADDAM HUSSEIN
O ministério do interior iraquiano disse que 23 funcionários governamentais foram presos nos últimos dias por estarem envolvidos em esforços para se reconstruir o proibido partido Baath do antigo presidente Saddam Hussein.
Um porta-voz disse que os presos pertenciam uma organização com o nome de "O Regresso" que é considerada descendente do partido Baath. O porta-voz negou contudo que os detidos estivessem envolvidos numa tentativa de golpe de estado.
O New York Times, que revelou em primeira mão as prisões disse que os detidos eram suspeitos de tentar derrubar o primeiro-ministro Nouri al Maliki
FALÊNCIA "ORDEIRA" DA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL É "OPÇÃO" – CASA BRANCA.
A Casa Branca disse que a falência "ordeira" é uma das opções a ser consideradas para a indústria automóvel.
A General Motors, Chrysler e Ford pediram 14 mil milhões dólares em empréstimos do governo.
A porta-voz da Casa Branca disse que a administração Bush está prestes a finalizar um acordo.
Bush disse estar preocupado que uma "falência desordenada" de um desses fabricantes torne a recessão ainda pior.
A Chrysler anunciou que vai fechar todas as suas 30 fábricas no país por pelo menos 30 dias a partir do fim-de-semana.