As Últimas de Washington

CRESCIMENTO ECONÓMICO VAI DÍMINUIR – BANCO MUNDIAL

O Banco Mundial disse que o crescimento económico global vai diminuir significativamente no próximo ano e que o comércio mundial vai diminuir pela primeira vez de 1982.

Num relatório o banco afirma que o comércio mundial vai caír mais de dois por cento no próximo ano o que vai afectar as exportações dos países em desenvolvimento.

O documento diz que os preços das matérias primas, incluindo petróleo e alimentos, também vão caír no próximo ano

A Organização para o Desenvolvimento e Cooperação económica, OCDE, avisou por outro lado que a economia dos Estados Unidos faz face a mais problemas antes do início de uma recuperação no final do próximo ano, isto ao mesmo tempo que estatísticas indicam que no Japão e na Grã bretanha a recessão se está a profundar.

BUSH DEFENDE A SUA POLÍTICA DE SEGURANÇA

O Presidente dos Estados Unidos George Bush defendeu a sua política de segurança nacional afirmando que após os ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001 os Estados Unidos não podiam adoptar uma política de esperar por próximos ataques.

Falando na academia militar de West Point Bush disse que embora as acções militares americanas tenham enfraquecido grandemente as ameaças contra os Estados Unidos, os terroristas continuam a constituir desafios graves para o mundo tal como visto pelos recentes ataques na Índia.

ÍNDIA REVELA NOMES DE ATACANTES

A polícia indiana deu a conhecer os nomes dos homens armados mortos durante o ataque terrorista contra a cidade de Bombaim no mês passado.

O investigador da polícia Rakesh Maria disse que as autoridades descobriram novos detalhes sobre os suspeitos tendo conseguido descobrir as cidades de onde são provenientes no Paquistão.

Maria deu a conhecer os nomes falsos dos atacantes e mostrou fotografias dos suspeitos.

As autoridades disseram ter decidido não publicar a fotografia de um nono suspeito devido ao facto do homem ter ficado carbonizado durante os combates.

Entretanto num artigo de opinião escrito no New York Times o presidente do Paquistão Asif Ali Zardani disse que o Paquistão está empenhado em identificar e punir os responsáveis pelos ataque.

Contudo entidades oficiais paquistanesas disseram que não entregarão quaisquer suspeitos à Índia. O ministro dos negócios estrangeiros Shah Mehmood Quersh disse que o Paquistão tomará medidas contra os suspeitos ao abrigo das suas próprias leis.

BUSH PEDE DEMISSÃO DE ROBERT MUGABE

O Presidente americano, George Bush, juntou-se aos apelos mundiais para o Presidente Robert Mugabe, do Zimbabwe, abandonar o poder.

Numa declaração emitida hoje, terça-feira, o presidente americano disse, ser "tempo para Mugabe ir-se embora". Bush apelou também aos africanos para exigirem o fim do que chamou de tirania de Mugabe.

Mas o porta voz da União Africana e presidente em exercício do grupo, o líder tanzaniano, Jakaya Kikwete, disse que apenas o diálogo pode resolver os problemas do Zimbabwe e não a força militar.

Entre os problemas que o Zimbabwe enfrenta figuram o surto galopante da epidemia da cólera, escassez alimentar, a hiperinflação da moeda, e o impasse nos esforços tendentes a formar um governo da unidade nacional.

Entretanto o ministro da informação do Zimbabwe disse que a epidemia de cólera no país está sob controlo.

A organização Mundial de saúde disse que cerca de 14 mil pessoas foram afectadas pela doença e avisou que 60 mil pessoas poderão ser afectadas se a epidemia não for controlada

NA GANA CANDIDATO GOVERNAMENTAL COMANDA CONTAGEM DE VOTOS.

Resultados parciais das eleições presidenciais do Gana indicam que o candidato do partido no poder tem uma pequena vantagem mas não o suficiente para evita ruma segunda volta.

Resultados oficiais de mais de 140 círculos eleitorais indicam que o candidato oficial do partido no poder, Nana Akufo Aaddo tem 49 por cento dos votos.

O líder da oposição John Atta Mills está em segundo com 48 por cento dos votos.

O Congresso Nacional Democrático da oposição afirma que Mills venceu as eleições que afirma terem sido fraudulentas.

O partido no poder, o Novo Partido Democrático nega a existência de fraude e afirma ser demasiado cedo para se declarar um vencedor.

PIRATAS LIBERTAM NAVIO

Uma organização marítima queniana disse que piratas somális libertaram um cargueiro grego capturado há mais de 11 semanas.

O programa de Ajuda aos Marinheiros da África Austral disse que o navio MV Stefanos foi libertado na Segunda Feira e está a caminho de Itália. A oranização disse que tudo indica que os 17 tripulantes estão de boa saúde.

CRUIZ VERMELHA PEDE AJUDA PARA REFUGIADOS CONGOLESES

A Cruz Vermelha Internacional e as Sociedades do Crescente Vermelho lançaram um apelo de emergência para ajudar os mais de 60 mil refugiados da Republica Democrática do Congo, no Uganda, no Rwanda e no Burundi.

O grupo humanitário espera poder angariar um milhão e meio de dólares de ajuda aos necessitados.

O vice-presidente da secção da África Oriental da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho Dennis Johnson, disse que poderia registar-se um fluxo de mais de 50 mil a 100 mil refugiados congoleses, se as actuais conversações de paz em Nairobi não resultarem.

A Cruz Vermelha Internacional e o Crescente Vermelho disseram que as organizações do seu grupo no Uganda e no Rwanda serão as principais provedoras da ajuda humanitaria aos refugiados congoleses nos seus respectivos países.