NATO: Americanos Podem Atacar Narco Traficantes

Um diplomata da NATO disse que a Aliança Atlantica concordou autorizar tropas americanas a efectuarem ataques directos contra traficantes de droga no Afeganistão.

A decisão foi tornada pública hoje, sexta-feira, durante uma reunião dos ministros da NATO em Budapeste, na Hungria.

O Secretário de Defesa americano, Robert Gates, disse na conferência ministerial que tencionava aumentar o orçamento destinado à luta contra os traficantes da droga e seus laboratórios, por forma a impedir que os Talibã tenham acesso aos meios financeiros, derivados do seu comércio de drogas.

Todavia,o responsável americano disse na mesma conferência que não se trata da erradicação em grande escala da produção do ópio, por forma a não alienar os agricultores das papoilas.

Alguns aliados da NATO, tais como a Alemanha, manifestaram reservas a respeito da campanha anti-droga, afirmando ser uma tarefa que incumbia aos próprios afegãos.

Um relatório a ser divulgado dentro em breve, pelos serviços secretos norte-americanos, indica que a guerra no Afeganistão se encontra numa espiral crescente, devido a uma corrupção galopante e ao comércio da droga que interferem na luta contra os Talibã.