Governo Somali Pede Ajuda à ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Somália apelou às Nações Unidas para enviarem uma força de manutenção de paz para o seu país, por forma a melhorar a actual situação de segurança.

Ali Ahmed Jama disse, ontem, que o ambiente político melhorou consideravelmente na Somália.

De acordo com aquele governante somali, as melhorias registadas no ambiente político e na segurança deveram-se, em parte, às negociações de um acordo de paz em curso, entre o governo de transição e a oposição, iniciadas, em Junho último, no Djibuti.

Aquele destacado diplomata garantiu, por outro lado, que o seu governo esta comprometido com a implementação das obrigações previstas no acordo em questão.

Ali Jama manifestou-se confiante na disponibilidade manifestada pelas partes em conflito, em assinarem, dentro de duas semanas, na Arábia Saudita, o acordo final de paz para a Somália.

Entretanto, uma inesperada mudança de liderança da oposição poderá pôr em causa o processo de paz naquele conturbado país.

A liderança da Aliança para a Re-Libertação da Somália, na oposição, até então assumida pelo moderado Sheik Sharif Ahmed, que por sinal participou nas negociacoes no Djibuti, passa agora a ser asumida pelo Sheik Hassan Dahir Aweys, um islamita da linha dura e com ligações à rede terrorista Al Qaida.