Bush Inicia Digressão Europeia

O presidente George Bush inicia hoje um périplo de uma semana pela Europa, com o propósito de estreitar a parceria transatlântica entre os Estados Unidos e as nações europeias.

De acordo com a Casa Branca, Bush vai iniciar a viagem pela Eslovénia, onde deverá participar, já amanhã, na cimeira anual Estados Unidos - Europa.

O líder americano desloca-se ainda à Grã-Bretanha, França, Itália, Alemanha e ao Vaticano.

Durante este seu périplo, o presidente abordará a questão da ajuda da Europa ao Afeganistão e vai ainda pressionar os governantes europeus, no sentido de exercerem mais pressão sobre o Irão, país que Washington acusa de estar a desenvolver tecnologia nuclear.

As conversações com os europeus deverá ainda abarcar o processo de paz no Médio Oriente e o fenómeno das alterações climatéricas no planeta.

Entretanto, a Primeira Dama americana, Laura Bush, efectuou, no domingo, uma visita de surpreesa ao Afeganistão, tendo-se avistado com o presidente Hamid Karzai, tendo, na oportunidade, apelado à comunidade internacional para que apoie aquele país por ocasião da conferência de doadores a realizar esta semana.

Depois de se ter avistado com Karzai, em Cabul, a Primeira Dama disse que a comunidade internacional não pode abandonar o Afeganistão numa altura que Laura Bush qualificou de “crucial”.

A senhora Bush anunciou, na oportunidade, duas iniciativas de ajuda americanas, um donativo de 40 milhões de dólares à Universidade de Cabul, durante os próximos cinco anos e uma outra oferta de 40 milhões de dólares para o centro nacional que ajuda a ensinar a ler e a escrever às crianças e adultos afegãos.

Do Afeganistão, Laura Bush seguiu para a Eslovénia onde se vai juntar hoje ao seu marido, o presidente George Bush, que vai participar, na terça-feira na cimeira Europa-América.