Noite de Triunfo para Barack

Foi uma noite de triunfo para o senador Barack Obama, que varreu as eleições conhecidas por “Primárias do Potomac” devido ao rio que atravessa a cidade de Washington. Obama, que entretanto partira para o “Midwest”, fez o comício da vitoria na Universidade de Wisconsin, em Madison, perante cerca de 17 mil pessoas.

“Ganhámos o estado do Maryland, ganhámos o Estado da Virgínia, e embora tenhamos ganho em Washington DC, este movimento não irá parar ate que haja uma mudança em Washington DC. E esta noite estamos a caminho disso.”

As três vitorias folgadas de ontem de Obama aconteceram depois de uma série de ganhos no sábado e domingo, colocando o senador de 46 anos de idade, filho de pai queniano e mãe americana do Kansas, à frente com o maior numero de delegados pela primeira vez. Mas a corrida continua renhida. Obama e Hillary tem cada um mil e poucos delegados dos mais de dois mil necessários para assegurar a nomeação presidencial pelo Partido Democrata.

A senadora Clinton tornou claro que ela está já a olhar para as primárias de quatro de Março, daqui a três semanas, portanto, nos grandes estados do Texas e Ohio, ricos em delegados, onde ela presentemente se encontra à frente nas sondagens.

Ontem à noite, Hillary Clinton falou a apoiantes seus em El Paso, no Texas.

“Cada um de nós sabe que o amanhã pode ser melhor que hoje, mas isso não acontece apenas por desejo ou esperança. Acontece através de trabalho muito árduo. Para tornar uma realidade para dar a todos uma melhor oportunidade’.

O senador republicano Jonh McCain venceu facilmente em Maryland e Washington DC, mas por uma margem mínima na Virgínia, onde os cristãos evangélicos votaram em grande numero pelo antigo governador do Arkansas, Mike Huckabee. Falando a apoiantes seus em Alexandria, na Virgínia, McCain, mandou uma indirecta a Obama, que se tornou famoso pelos seus discursos sobre esperança e mudança.

“Para animar um país apenas com retórica, em vez de ideias concretas, pedir a confiança, força e coragem das pessoas não é uma promessa de esperança, é um lugar-comum”.

Com três vitorias na terça-feira, McCain está mais próximo dos cerca de mil delegados de que necessita para assegurar a nomeação pelo Partido Republicano. Mas o antigo governador Mike Huckabee, falando no seu estado natal do Arkansas, afirmou que ainda está na corrida.

“Houve pedidos para eu desistir. Ora bem, isso seria um mau serviço para as pessoas no Texas, Ohio, Pensilvania, Carolina do Norte e Nebraska e outros estados e territórios que ainda tem a oportunidade para votar”.

O foco agora está em Wisconsin onde ambos os partidos vão realizar as suas eleições primarias na próxima terça-feira, e no Hawaii onde haverá um caucus democrata no mesmo dia.