Americanos de Origem Cabo-Verdiana Definem Vitória em Brockton

James Harrington, presidente da Câmara da cidade de Brockton, no Estado de Massachussets, na costa leste dos Estados Unidos, foi ontem reeleito para mais um mandato à frente dos destinos dos munícipes, onde um quarto da população e de origem cabo-verdiana.

Harrington, um autarca que chegou inclusive a visitar Cabo Verde, teve que empenhar-se a fundo para superar a candidatura de Jass Stewart , num processo eleitoral em que a importância do voto dos eleitores cabo-verdianos foi determinante e em que o crioulo falado em Cabo Verde foi língua de campanha eleitoral.

Com 52 por cento dos votos expressos nas urnas contra os 47 por cento do seu adversário e com uma margem de diferença de apenas seis centenas de votos favoráveis, James Harrington conseguiu a reeleição.

Mas, como aqui já frisamos, tanto do lado do candidato vencedor como do opositor, assistiu-se a um envolvimento sem precedentes de activistas da comunidade cabo-verdiana naquela cidade e o nosso colega Nelson Herbert conversou, a propósito, com dois deles: José de Pina, da candidatura do eleito presidente da Câmara, James Harrington e Agnelo Montrond, este apoiante da candidatura de Jass Stewart.