O presidente americano, George W. Bush, está a dar ênfase à questão da ajuda americana a África nos dias que antecedem a Cimeira G-8, o grupo dos oito países mais desenvolvidos que vai decorrer na Alemanha.
Um dia depois de ter defendido um aumento substancial do orçamento do programa americano de luta contra a SIDA, o presidente americano anunciou uma nova iniciativa para ajudar os empresários africanos.
Num discurso perante várias organizações envolvidas no desenvolvimento internacional, o presidente Bush afirmou que os Estados Unidos providenciarão assistência técnica para ajudar os países africanos a fortalecerem os seus mercados financeiros. Acrescentou que o objectivo é o da criação de fundos de investimentos privados que mobilizarão cerca e mil milhões de dólares em investimentos privados adicionais em África. Disse Bush: ”É do nosso interesse ajudarmos a habilitar com capital os empresários africanos. Queremos que eles tenham acesso a capitais e queremos que tenham acesso a mercados visto que pretendemos melhorar as suas vidas.”
O presidente Bush disse, igualmente, que pretende disponibilizar mais dinheiro para programas de educação em África e não só. Salientou que pediu ao Congresso para que orçamente mais 525 milhões de dólares durante os próximos cinco anos para incrementar os programas existentes: ” O objectivo é o de providenciar educação básica para mais quatro milhões de pessoas no continente africano e através do Mundo.”
Na quarta feira, o presidente Bush apelou ao Congresso americano para que aumente substancialmente os fundos para a luta contra a SIDA em África. O presidente americano afirmou que pretende prolongar o actual programa por mais cinco anos e duplicar o seu orçamento para 30 mil milhões de dólares.