Existe Uma Competição Muito forte

O canal cultural de televisão franco - alemão Arte está a expandir a sua cobertura na África Ocidental, facto que acontece pela primeira vez.

Os programas da Arte estão agora disponíveis via satélite em quatro novos países africanos – Angola, Burundi, Republica Democrática do Congo e Ruanda.

A Arte já transmitia em partes da África Ocidental francofona, onde conta com cerca de 150 mil subscritores – na sua maioria africanos das classes média e alta.

Francois Pellier, chefe do Departamento Internacional da Arte, esta confiante de que telespectadores em África estão interessados no canal de televisão, que oferece programas de musica, de ballet e outras aspectos culturais. Disse ainda que há um outro interesse por detrás da expansão da Arte.

“Existe uma competição muito forte, por isso temos uma motivação para estar na corrida. Não apenas devido à competição, mas também a presença nesses países”.

A Arte é um dos vários mídia franceses que transmitem para África, incluindo a Rádio França Internacional e a Televisão Francesa. Um novo canal de noticias francês, 24 horas por dia, a ter inicio no próximo mês de Dezembro, irá também ser transmitido para África.

Internacionalmente, uma série de outros órgãos de informação transmitem para África, incluindo a BBC, CNN e a Voz da América.

E a África é um dos principais alvos do novo serviço em Inglês da estação de televisão árabe Al Jazeera. Enquanto isso, um canal de noticias pan-africano prevê iniciar as suas emissões no final de 2007.

Jean-Marie Charon é um especialista em comunicação social no Centro Nacional Francês de Investigação Cientifica em Paris.

Charon disse que muitos desses canais estrangeiros estão a expandir-se para África por razoes estratégicas, como uma forma da França e outros países aumentar a sua influencia no continente africano.

Mas acrescentou que a Arte é diferente – o seu alvo são assuntos culturais e os seus programas podem também no futuro apresentar artistas africanos.