Putin Cancela Visita - Chavez Disposto a ir

O presidente russo, Vladimir Putin cancelou a visita que deveria efectuar a Angola em setembro próximo, soube a Voz da América junto de uma fonte oficial angolana.

A visita do presidente russo a Angola foi anunciada pela primeira vez em julho passado, por altura da visita a Luanda, do ministro russo dos Recursos Naturais Yuri Trutnev. Angola fazia parte de um itinerário que levaria Putin a vários países africanos.

Porém, antes mesmo que diplomatas dos dois países iniciassem a discussão da agenda, a embaixada russa em Luanda comunicou às autoridades angolanas a decisão de Putin de cancelar a sua visita.

O presidente Putin teria sido forçado a fazê-lo por questões de calendário. A sua visita ao continente africano incluirá apenas escalas em Marrocos e na África do Sul. Entretanto Luanda está a ponderar sobre o desejo manifestado por Hugo Chaves presidente da Venezuela de visitar Angola proximamente.

A concretizar-se, a viagem de Hugo Chaves faria parte de um processo de aproximação que a Venezuela vem tentando com Angola, do qual faz parte a disposição em patrocinar a entrada de Angola na OPEP. Como parte deste esforço a Venezuela enviou há cerca de um mês a Luanda uma equipa de peritos em petróleo. Funcionários superiores do governo angolano disseram a Voz da América que a questão da adesão a OPEP não consta agenda do governo.

Hugo Chaves teria em vista também um encontro com o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, durante a cimeira da União Africana, realizada em Julho na Gâmbia, encontro que não se consumou porque o presidente angolano não participou na cimeira. Entretanto diplomatas angolanos contactados pela Voz América não confirmam a ida a Angola proximamente do presidente do governo espanhol José Luiz Zapatero.