Pentágono Diz Não Ter Planos para Treinar Tropas Libanesas

O Departamento da Defesa americano afirma não ter planos para treinar militares libaneses, contrariamente aos comentários feitos na quinta-feira da semana passada pelo porta-voz do Departamento de Estado. O porta-voz do Pentágono afirma que os EUA poderão fornecer equipamento ao exército libanês, se determinadas condições forem preenchidas.

Na quinta-feira, Sean McCormack, o porta-voz do Departamento de Estado disse que os EUA estavam a planear ajudar a treinar e equipar as Forças Armadas do Líbano.

Mas, na sexta-feira, o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, disse que, muito embora houvesse planos para fornecer ajuda militar americana ao Líbano, essa ajuda não incluiria o treino de soldados libaneses ou o envio de quaisquer tropas americanas para aquele país.

Em vez disso, disse o porta-voz do Departamento de Defesa, Washington notificou o Congresso, na semana passada, que irá incluir o Líbano num novo esforço de assistência, o chamado Programa 1206, ao abrigo do qual são fornecidas pequenas quantidades de ajuda a diversos países um pouco por todo o mundo.

Whitman adiantou que foram destinados dez milhões de dólares em ajuda militar ao Líbano, mas que aquela quantia não será disponibilizada até que o governo de Beirute assuma o controlo de todo o país: “O financiamento ao abrigo do Programa 1206 , obviamente, baseado no desenvolvimento do que se está a passar no terreno e não será concretizado até que haja ali capacidade para assumir o controlo do seu território e que seja capaz de reduzir o espaço operacional do Hezbollah”.

O porta-voz do Pentágono disse que o dinheiro será usado para comprar peças sobressalentes para camiões, viaturas blindadas e helicópteros e que não irá incluir o fornecimento de armamento.

Na oportunidade Bryan Whitman disse que o novo programa militar de ajuda aprovado pelo Congresso fornece perto de 200 milhões de dólares em ajuda a vários países do mundo para ajudar os seus governos a combater o terrorismo. O maior beneficiário é o Paquistão, que irá receber 27 milhões em ajuda.O porta-voz do Pentágono disse que a possível ajuda militar ao Líbano é apenas parte de um plano alargado do governo americano de ajudar o governo de Beirute, logo que seja posto fim aos combates.