Haiti: Conselho de Segurança Apela à Calma

O Conselho de Segurança das Nações Unidas lançou um apelo a calma no Haiti, numa altura em que se ultimam o processo de contagem dos votos das eleições presidenciais da semana passada.

Numa declaração aprovada de forma unânime pelos 15 membros daquele órgão da ONU, o Conselho de Segurança relembra aos haitianos o compromisso assumido com a democracia, de que deram provas na massiva afluência as urnas na passada terça feira.

Mas a declaração lida pelo embaixador dos Estados Unidos, John Bolton, que assume a presidência rotativa daquele órgão durante o mês de Fevereiro, encoraja ainda todas as partes a manterem-se calmos enquanto decorre a contagem dos votos.

Disse Bolton: ´´Os membros do Conselho de Segurança manifestam a sua expectativa no sentido de que a contagem dos votos e os passos seguintes no quadro do processo eleitoral e de acordo com a lei haitiana continuem a ser transparentes e a obedecerem os padrões internacionais. Os membros do Conselho de Segurança exortam as partes a respeitarem os resultados das eleições e a evitarem o recurso a violência.´´

O embaixador John Bolton disse ainda que aquele órgão da ONU apelou a calma, na sequência da violência pós eleitoral que resultou em pelo menos morto, na capital Port au Prince.

Afirmou Bolton: ´´Penso que a razão pela quais demos esse passo, no sentido da divulgação desta declaração foi porque os acontecimentos de ontem e porque é nosso desejo ver a ordem e a calma prevalecerem enquanto o processo eleitoral prossegue. Por isso, exortamos os líderes políticos haitianos a ajudarem nos esforços de manutenção da ordem e a calma e penso que o governo interino e as autoridades internacionais no país têm estado a trabalhar arduamente para o apuramento final dos resultados das eleições.´´

De realçar que o Conselho de Segurança decidiu igualmente ontem prorrogar por mais seis meses, o mandato da missão da ONU, no Haiti.