Realizar os Jogos Olímpicos de 2012

As cinco cidades que pretendem realizar os Jogos Olímpicos de 2012 intensificaram as respectivas campanhas na abertura da reunião do Comité Olímpico Internacional que decorre em Singapura. O painel de 116 membros irá anunciar, amanhã, quarta feira, o vencedor.

O Comité Olímpico elogiou, anteriormente as cidades de Londres e de Paris pelas propostas de muito alta qualidade mas responsáveis afirmavam na segunda feira que a corrida ainda estava indecisa.

Em Singapura, o primeiro ministro britânico formulou um apelo emocional para que Londres se sagre vencedora

“O espirito de Londres 2012 será o melhor do movimento olímpico ... de amor pelo desporto, de crença na capacidade do desporto juntar as pessoas, de educar, de melhorar a vida das pessoas e uma total determinação de sendo afortunados em realizar os Jogos Olímpicos seremos capazes de construir algo que não dure as poucas semanas dos jogos ... mas que perdure ate a próxima geração.”

Londres já realizou por duas vezes os Jogos Olímpicos.

O presidente francês, Jacques Chirac deslocou-se igualmente a Singapura para reforçar a proposta de Paris. A capital francesa perdeu as campanhas para as Olimpíadas de 1992 e de 2008, tendo sido há 81 anos a ultima vez que realizou.

Nova Iorque, que nunca realizou os Jogos, efectua igualmente uma campanha forte. O presidente da Câmara, Michael Bloomberg, indicou que Nova Iorque demonstrou a sua força após os ataques de Setembro de 2001, merecendo realizar o maior acontecimento desportivo do mundo.

“Estamos unidos na forma de como a América e Nova Iorque são capazes de fazer quando temos as costas contra a parede. Fomos como um atleta que caiu, levanta-se e corre ainda com maior intensidade.”

O primeiro ministro espanhol, Jose Luis Zapatero e a Rainha Sofia lideram a campanha de Madrid, e se sair vencedora a capital espanhola irá realizar os jogos pela primeira vez.

O presidente da Câmara de Moscovo, Yuri Luzhkov, considera ser uma corrida difícil, mas permanece optimista.

Moscovo realizou os Jogos Olímpicos em 1980, quando ainda era a capital da antiga União Soviética. Os Estados Unidos boicotaram aqueles jogos em protesto pela invasão soviética do Afeganistão em 1979.

As cidades candidatas fazem uma ultima apresentação na manhã de quarta, e os resultados serão divulgados durante a tarde do mesmo dia.