O projéctil colidiu contra o núcleo do cometa

O projéctil lançado ontem de manhã pela sonda Deep Impact colidiu, tal como estava previsto, contra o núcleo do cometa Tempel 1, a 133 milhões de quilómetros da Terra, anunciou a NASA

O projéctil de cobre, com 370 quilos e do tamanho de uma máquina de lavar roupa, colidiu contra o núcleo do cometa, dando origem ao primeiro fogo de artifício cósmico, no mesmo dia em que os norte-americanos comemoram o seu Dia da Independência.

Para Rick Grammier, não existe significado especial ...

"Naturalmente esperamos que a America tenha orgulho nos obstaculos que enfrentamos ... já que foram muitos aqueles que consideraram que isto não seria possivel"

O resultado do impacto foi equivalente à explosão de 4,5 toneladas de TNT. Uma imagem captada pela sonda, que ficou a 500 quilómetros de distância da zona de impacto, mostra um cone invertido a sair do cometa, a envolver uma nuvem de partículas provocada pelo choque.

O próprio projéctil - denominado Impactor -, que se aproximou do cometa a 37 mil quilómetros por hora, levava uma câmara que transmitiu imagens do cometa até ao momento da colisão.

O impacto foi festejado com aplausos e abraços pelos cientistas do centro de controlo da missão da NASA.

As toneladas de partículas lançadas no espaço serão agora analisadas, para que se possa estudar a composição geológica daquele corpo celeste. Segundo os cientistas, os cometas contêm a matéria original do sistema solar, pelo que o seu estudo servirá para aprofundar os conhecimentos sobre a sua formação.

A colisão não alterou significativamente a órbita do cometa em volta do Sol e a NASA afirma que a experiência não representa qualquer perigo para a Terra. Lançada a partir do Cabo Canaveral, na Florida, no dia 12 de Janeiro, a sonda Deep Impact efectuou em 173 dias um percurso de cerca de 431 milhões de quilómetros até se aproximar do Tempel 1.