Joe Louis foi um dos mais famosos pugilistas profissionais de todos os tempos. Joe Louis nasceu em 1914, próximo da localidade de Lafayette, no Estado americano do Alabama. O seu verdadeiro nome dado à nascença era , um jovem que cresceu na cidade de Detroit no Estado do Michigan, lá mais para o Norte distante do Sul que o viu nascer.
Para um jovem negro vivendo numa época em que nos EUA vigorava a segregação racial, Joe Louis teve que dar tudo por tudo para se afirmar. O seus combates não se travaram apenas nos ringues, mas fora deles, onde aquele jovem negro teve que vencer a discriminação racial de que foi alvo durante toda a sua carreira por parte de certos sectores da sociedade americana.
Joe Louis nunca virou a cara aos desfaios que se lhe levantaram, dentro e fora das cordas. Louis ganhou o seu primeiro combate como profissional em 1934 por um KO. E três anos mais tarde veio a conquistar o título mundial de pesos pesados ao arrumar por KO o então campeão americano James Braddock.
James Bradock, até então imbatível, foi ao tapete e perdeu os sentidos ao ser mKevin assacrado pelos punhos determinados de Joe Louis. Os apoiantes de Bradock não gostaram, uns porque tinham mau perder, mas outros centraram o seu ódio racial no pugilista negro que teve a ousadia de arrebatar o título ao campeão branco numa sociedade dividida pela cor.
Durante a sua carreira, Joe Louis arrecadou um número recorde de 68 vitórias e apenas três derrotas. O mais famoso adversário de Louis terá sido o boxeur alemão Max Schmeling, um antigo campeão do mundo que, em 1936, foi o primeiro a derrotar Louis. O regime nazi alemão considerou então a vitória de Schmeling sobre o africano-americano Joe Louis como um triunfo da superioridade racial alemã. Quando os dois pugilistas voltaram para o combate da desforra, em 1938, o lutador negro americano derrotou o alemão no primeiro round e voltou a ser campeão mundial de pesados.
Joe Louis abandonou o mundo do boxe em 1949, numa primeira fase, depois de ter defendido o seu título mundial nada mais nada menos que 25 vezes. Ainda assim, Louis voltou aos ringues em 1950, mas com maus resultados. A sua carreira terminou depois de ter sido derrotado, em 1951, já com 37 anos de idade, pelo campeão americano Rocky Marciano.
Joe Louis morreu em 1981. O estádio coberto de Detriot, a terra que o viu crescer e vingar, foi batizado com o nome de Louis, cuja estátua em bronze pode ser vista em frente daquelas instalações desportivas.