Regressar a Angola com emprego garantido pode ser um problema a menos para estudantes angolanos dos estados do Texas e Louisiana, sudoeste dos Estados Unidos da América.
Com efeito uma feira de emprego, promovida pela Njango, Associação dos Amigos de Angola no Estado do Texas conseguiu mobilizar cinco companhias norte-americanas com interesses em Angola e que procuram quadros angolanos.
De acordo com Cesaltino Pedro, engenheiro da Chevron em treinamento no Texas e líder da associação, são esperados em Houston mais de 100 estudantes angolanos.
Cesaltino Pedro disse à Voz da América que o objectivo principal é fazer com que estes estudantes tenham um contacto com estas empresas, de forma a que possam ter uma ideia sobre o tipo de oportunidades e carreiras que podem ter no país.
"Acontece muitas vezes que ao fim de alguns anos no estrangeiro alguns estudantes perdem contactos e dai a perderem oportunidades existem no mercado é um passo".
O que era suposto ser um pré-contacto evoluiu para uma feira de emprego.
“O interesse das companhias no recrutamento de quadros angolanos e a disponibilidade destes para entrevistas mais detalhadas levou-nos a fazer uma feira de emprego ao invés de um pré-contacto".
A feira terá lugar durante todo dia de sexta-feira num dos hotéis de Houston , Texas.