Steinway, o fabricante de pianos

Vamos hoje falar da casa de Steinway, o fabricante de pianos mais famosos do mundo, a marca preferida de concertistas e de orquestras sinfónicas.

A empresa Steinway e Filhos é uma fabrica de pianos fundada há 152 anos em New York. Cada instrumento é ali construído é feito à mão, envolvendo a participação de artífices vindos das mais diferentes partes do mundo. A Steinway tem orgulho em cada instrumento que produz com uma perfeição inigualável . Artistas tão diversos como Van Cliburn, Ahmad Jamal e Billy Joel.

Cada piano da marca Steinway constitui um grande investimento, já que o mais barato custa 30 mil dólares, e um grande piano para concertos é vendido por mais de cem mil dólares. Antes de chegar ao palco cada piano Steinway nasce, por assim dizer, na histórica fábrica localizada em Queens, na cidade de New York. São ao todo mais de 12 mil as peças de que é feito um piano.

E cada instrumento é talhado à mão como o fazia em 1870, William Steinway que acabou por transformar aquela empresa que hoje em dia é a maior e a mais conceituada fábrica de pianos do mundo.

No século 19, Steinway implantou junto à fábrica um bairro onde viviam todos os seus empregados. A família Steinway vendeu a fábrica em 1972 e o bairro dos empregados já não existe, mas ainda ali trabalham artesãos orgulhosos da sua arte. São, hoje em dia, 400 os artífices provenientes de 25 países que ali trabalham.

São jamaicanos, croatas, bósnios, naturais da Guiana, da Ucrânia e, claro está operários americanos ligados à arte fabricar pianos, talhando-os a partir de madeiras seleccionadas, dando-lhes forma, implantando-lhes os mecanismos, as teclas, as cordas, criando cada instrumento com uma identidade única, porque a Steinway e Filhos não faz dois pianos exactamente iguais, muito embora o som cada um deles produz tenha a qualidade que os tornou famosos em todo o mundo.