Partida de navio com cereais ucranianos

  • VOA Português

Your browser doesn’t support HTML5

Partida de navio com cereais ucranianos.mp4

Foram retomados hoje os carregamentos de cereais do porto de Odessa na Ucrânia.

O navio de carga Razoni, com bandeira da Serra Leoa, foi o primeiro a deixar o porto, transportando milho com destino ao Líbano.

Numa declaração, o Ministério da Defesa da Turquia disse que outros navios não especificados também deixariam a Ucrânia.

A Turquia e as Nações Unidas intermediaram um acordo com a Rússia e a Ucrânia em finais de Julho, para que as exportações de cereais voltassem a ser feitas por entre uma crise alimentar global que a ONU diz ter sido agravada pela invasão russa da Ucrânia.

O acordo exige a passagem segura de navios de carga que viajam de portos no sul da Ucrânia através de águas do Mar Negro que a Rússia tem controlado desde o início da guerra em finais de Fevereiro.

Também na segunda-feira, o Ministério da Defesa britânico disse que as forças russas só tinham feito progressos lentos durante os quatro dias anteriores, quando tentaram ataques tácticos na área a nordeste de Donetsk.

O ministério britânico disse que a Rússia estará também a deslocar "um número significativo das suas forças" da parte norte da região de Donbas, no leste da Ucrânia, para o sul da Ucrânia.