Faleceu António Gonçalves, antigo colaborador da VOA

  • VOA Português

António Gonçalves (cortesia Facebook António Gonçalves)

António Gonçalves foi um pilar do programa “Angola Linha Directa, Linha Aberta” (mais tarde Visão Angola) transmitido pela VOA Português entre 1996 e 2003.

Faleceu, em Luanda, vítima de doença.

Foi contratado pela VOA, para a abertura da sua delegação em Luanda demonstrando, desde logo, ser polivalente e empenhado. Inicialmente contratado como motorista, foi promovido, mais tarde, a produtor. António Gonçalves era um auto didacta. Aprendeu a operar e a fazer a manutenção do equipamento utilizado para gravar e editar reportagens, debates e mesas redondas, juntando esse trabalho ao da produção.

Tinha hábitos de trabalho exemplares. Era o primeiro a chegar e frequentemente o último a regressar a casa, o que só fazia depois de confirmar que todo o material necessário para a emissão do “Angola Linha Directa, Linha Aberta” fora enviado para Washington em boas condições.

Foi um pilar essencial do programa e um apoio imprescindível dos delegados que, idos dos Estados Unidos — alguns sem experiência de viver em África — chefiaram a delegação, ao longo dos anos. Ajudou-os a navegar a burocracia, os hábitos locais, e as ruas caóticas e sempre congestionadas de Luanda.

Amigos e colegas recordam-no como paciente, humilde e bem disposto.

À família enlutada o Departamento em Portugues da Voz da América envia os mais sinceros pêsames.

Paz à sua alma.