Links de Acesso

Zimbabueanos aguardam resultados eleitorais


Eleitores zimbabueanos fazendo fila em Mbare perto de Harare
Eleitores zimbabueanos fazendo fila em Mbare perto de Harare

Morgan Tsvangirai afirma que estas eleições não passaram de uma farsa

O Zimbabwe está à espera dos resultados das eleições de ontem.
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:09 0:00
Faça o Download
Os resultados vão sair nos próximos cinco dias segundo a lei eleitoral zimbabueana. Mesmo a imprensa está impedida de avançar projecções de possíveis vencedores.

Mas observadores da União Africana, da SADC, e da Comissão Católica para Justiça e Paz no Zimbabwe já fizeram comentários preliminares elogiando o ambiente ordeiro, pacífico e a afluência dos eleitores às urnas.

O representante dos bispos da África Austral, Bispo Aleixo Muchabaiwa, disse em conferência de imprensa que o processo foi pacífico e ordeiro, mas evitou dizer se as eleições foram ou não livres e justas, alegando que ainda é cedo.

O grupo tinha cerca de 2.800 observadores e recebeu alegações de 47 incidentes considerados menos graves para o processo eleitoral em geral.

O Fórum Eleitoral da SADC, com 25 observadores, descreveu o processo como livre, justo, credível e transparente e que observou os princípios democráticos estabelecidos pela organização regional.

Foram registados alguns incidentes relacionados com cadernos eleitorais, mas a chefe do grupo disse que em todo o Mundo ninguém consegue atingir 100 por cento de perfeição nesta questão.

A SADC tem vários grupos de observadores nas eleições zimbabueanas, sendo que o Fórum Eleitoral é um deles.

Entretanto, o maior partido da oposição, o MDC-T, de Morgan Tsvangirai, considera que as eleições foram manchadas por fraude a partir dos cadernos eleitorais.
Trata-se de uma reclamação que o secretário executivo da SADC, Tomaz Salomão, considerou de precipitada.
XS
SM
MD
LG