Zandile Mzazi é uma jovem franzina de tem 32 anos. Nasceu no meio rural, concretamente em Elliot, no Cabo oriental, África do Sul.
O seu tamanho contrasta com a sua voz. Aliás, ela diz que está neste mundo para fazer barulho, diga-se agradável barulho.
Zandile conta que quando nasceu, conforme ouviu de sua mãe, chorou muito, a tal ponto que em todo o hospital chegaram a pensar que estava a ser maltratada.
A música entrou na sua vida durante a adolescência. Com as amigas, organizava competições de canto e julgava que seria cantora pop. Imitava cantoras como Whitney Houston e saia-se bem.
Mas as suas ligações familiares não permitiram que seguisse pelo caminho da música pop. A ópera não estava inicialmente na sua rota, mas tinha uma tia que interpretava sempre Messiah, de Handel e ela escutava.
Influenciada por essa tia, aos nove anos de idade Zandile abraçou a ópera.
E o resto é história em construção. Zandile ganhou vários concursos e teve uma bolsa de estudos da Universidade da Cidade do Cabo para o curso de música.
Em poucos anos de carreira, Zandile exibiu a sua voz soprano em variados palcos do mundo - Roma, Viena, Londres ou Nova Iorque.
Um dos melhores momentos foi lhe proporcionado pela legendária Montserrat Cabale, que a escolheu para participar num concerto na Itália, no ano passado.
Zandile Mzazi continua a viver na África do Sul, mas o ideal seria mudar para a Europa, onde as possibilidades de ópera são maiores.