Um vulcão entrou em erupção na sexta-feira à noite, 19 de Março, na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, após pequenos terramotos diários nas últimas semanas.
A erupção iluminou o céu noturno e pode ser facilmente vista da periferia da capital, Reykjavík, a cerca de 30 quilómetros de distância.
Imagens aéreas, publicadas no Facebook pelo Escritório Meteorológico da Islândia, mostraram uma pequena erupção expelindo lava vermelha em duas direções opostas.
A erupção começou em Fagradalsfjall em Geldingadalur por volta das 20h45 GMT sexta-feira, de acordo com um comunicado do escritório meteorológico, que monitora a actividade sísmica.
"A erupção é considerada pequena e a fissura da erupção tem cerca de 500-700 metros de comprimento. A lava tem menos de 1km2 de tamanho", disse o comunicado.
O Departamento de Gestão de Emergências da Islândia disse que a área é desabitada e não se espera que a erupção apresente qualquer perigo. No entanto, as autoridades aconselharam o público a não se aproximar do vulcão activo.
O Aeroporto Internacional Keflavik de Reykjavik, que fica a poucos quilómetros do vulcão, não foi fechado e os voos não foram suspensos.
A actividade vulcânica de sexta-feira foi a primeira nessa área em cerca de 800 anos.