Links de Acesso

Vladimir Putin alerta Ocidente para não ultrapassar os limites


Vladimir Putin, Presidente russo, no discurso sobre o estado da nação, 21 Abril 2021
Vladimir Putin, Presidente russo, no discurso sobre o estado da nação, 21 Abril 2021

"A Rússia determinará onde são seus limites em cada caso específico", sublinhou

O Presidente russo avisou os países ocidentais que Moscovo responderá rápida e duramente a qualquer provocação, caso ultrapassarem os limites impostos pelo seu Governo

A resposta, segundo Vladimir Putin, faria os países se arrependerem da suas acções.

Ao apresentar o discurso sobre o estado da nação, Putim reagiu assim aos avisos feitos pelos Estados Unidos e por países europeus de que penalizarão a Rússia caso intervenha na Ucrânia ou aconteça algo trágigo ao líder da oposição, Alexei Navalny, detido no país.

"Queremos boas relações ... e realmente não queremos queimar pontes", disse Putin no Parlamento, acrescentando que "se alguém confunde nossas boas intenções com indiferença ou fraqueza e pretende incendiar ou mesmo explodir essas pontes, eles devem saber que a resposta da Rússia será assimétrica, rápida e severa."

"A Rússia determinará onde são seus limites em cada caso específico", sublinhou.

Estes comentários foram o ponto alto de um discurso de 78 minutos dominado pela resposta da Rússia à pandemia da Covid-19 e às dificuldades económicas dela resultantes.

Nas últimas semanas, houve uma intensificação do confronto entre a Rússia e os países ocidentais, que dizem que Moscovo concentrou dezenas de milhares de soldados perto da Ucrânia, ao mesmo tempo que a saúde do opositor Alexei Navalny tem vindo a deteriorar-se na prisão.

XS
SM
MD
LG