Um livro de fotografias dos bairros de Luanda deverá ser publicado no final deste ano, disseram fontes do “Projecto Vê Só” que visa retratar os bairros de Luanda.
O Projecto, que conta com fotógrafos profissionais e amadores, iniciou-se em 2014, já passou por vários bairros, sendo o último Sambizanga.
No passado 20 de Junho mais de vinte fotógrafos apresentaram aos munícipes deste último bairro noventa e cinco fotografias retratando o quotidiano daquela gente.
Vê Só Sambizanga está enquadrado no Projecto Vê Só composto por um grupo de profissionais e amantes da fotografia dedicado a registar os bairros de Luanda.
Segundo a coordenação do projecto, Luanda é uma das cidades de Angola que está em constante transformação, na qual bairros antigos e históricos tendem a desaparecer para dar lugar a novos edifícios, mais modernos, transformando por completo uma parte da arquitectura que faz parte da história da cidade.
“O objectivo do projecto é constituir um acervo fotográfico dos bairros de Luanda e não só, mas de tudo aquilo que é cultura e tradição em Angola. Estamos a pensar em sair dos bairros e fotografar outras coisas”. Garante Yara Katila dos Santos Coordenadora do Projecto Vê Só.
O "Vê Só" teve o seu primeiro passeio fotográfico aos 4 de Outubro de 2014.
O primeiro bairro visitado foi o Bairro da Coreia, seguido pelo Catambor, Bairro Operário, Sambizanga e o Cazenga.
“Tínhamos que avançar para outros bairros de Luanda que também vão ser alvo de requalificação. Daí ficou mais consolidada a ideia de registar todos os bairros de Luanda antes da requalificação, preferencialmente, para criar um acervo fotográfico para poder mostrar não só apenas a esta geração, mas também às vindouras como era Luanda antigamente”, disse Cátia Arnaut, fotógrafa e integrante da organização do projecto
Em projecto o grupo de fotógrafos diz ter uma saída para o Bairro do Hoji-ya-Henda no Município do Cazenga, e estar a preparar uma grande exposição com edição do livro sumário dos bairros de Luanda para o final do ano, tendo ainda muita coisa para fazer.