A variante Delta altamente contagiosa está a impulsionar o aumento de novas infecções por Covid-19 na África do Sul, disseram o governo e os cientistas neste sábado, enquanto o país ponderava sobre restrições mais rígidas.
O país mais atingido em África registou 18.762 novas infecções no sábado - o seu maior número diário desde Janeiro - levando o número total de casos confirmados por laboratório para 1.895.905, dos quais 59.621 foram fatais.
"Estamos na fase exponencial da pandemia com os números a crescer muito, muito, extremamente rápido e continuarão a aumentar nas próximas semanas", disse Túlio de Oliveira, da Rede de Vigilância Genómica na África do Sul, num briefing virtual.
Para conter a propagação, "vamos precisar de restrições mais duras e mais rígidas e isso precisa ser feito com urgência", disse Koleka Mlisana, chefe de um comité consultivo ministerial do governo sobre a Covid-19 durante o briefing.
Autoridades de saúde em todo o mundo ficaram alarmadas com a rápida disseminação da variante Delta vista pela primeira vez na Índia.
O director da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse na sexta-feira que a Delta é a variante mais contagiosa da Covid e agora atingiu pelo menos 85 países.