Links de Acesso

UNITA suspende três membros da Comissão Política antes do início do Congresso


Jose Pedro Katchiungo, um dos membros da UNITA suspensos
Jose Pedro Katchiungo, um dos membros da UNITA suspensos

A Comissão Política (CP) da UNITA suspendeu três membros do órgão a horas do início do XIII Congresso que vai eleger o seu novo líder.

Estêvão José Pedro Katchiungo, José Eduardo e Altino Kapango foram os alvos da medida aprovada por 85 por cento dos membros da CP e 11 por cento contra, enquanto as abstenções situaram-se em quatro por cento.

Katchiungo concorreu à liderança do partido em 2019, mas foi o menos votado na eleição ganha por Adalberto Costa Júnior.

O comunicado que saiu da reunião de terça-feira, 1, diz que “o relatório recebido da Comissão Organizadora do Congresso concluiu que estavam reunidas todas as condições para que o XIII Congresso tenha lugar nos dias 2, 3 e 4 de Dezembro de 2021.”

UNITA enfrenta tentativa judicial para impedir o seu congresso – 1:39
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:06 0:00


Na semana passada, a UNITA suspendeu os sete militantes que recorreram ao Tribunal Constitucional (TC) para inviabilizar a data do congresso, que começa hoje e termina no sábado, com a eleição de Adalberto Costa Júnior à presidência do partido, o único candidato à liderança.

Este congresso acontece depois de a 7 de Outubro o Tribunal Constitucional ter anulado o Congresso de 2019, em que Costa Júnior foi eleito presidente, alegadamente por, na altura, ele ter dupla nacionalidade.

Adalberto Costa Júnior fala à Voz da América sobre queixa crime – 2:39
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:38 0:00

XS
SM
MD
LG