O líder parlamentar da Unita Raul Danda desmentiu categoricamente as notícias segundo as quais o seu partido estava a preparar-se para abandonar o parlamento.
A noticia publicada pelo País dizia que membros do partido sentiam que não fazia sentido a sua presença no parlamento onde, segundo a fonte citada pelo jornal, tem sido vilipendiada pelos seus colegas do MPLA, que as suas propostas, sugestões ou iniciativas parlamentares são inviabilizadas, e as poucas que foram discutidas foram aceites “ in extremis”.
A fonte ciada pelo País acrescentou ainda que outro aspecto que pode influenciar a saída do Parlamento da Unita tem a ver com os supostos casos de intolerância política por todo o país atribuída a militantes do MPLA.
Mas Raul Danda disse que essa informação não faz qualquer sentido e que a notícia não tem qualquer fundamento.
"Não conheço nem recebi directa ou indirectamente nada da direcção do meu partido de que a Unita iria abandonar o parlamento", disse Danda para quem não faz sentido a Unita abandonar o parlamento quando a intenção do partido é alcançar o poder democraticamente.
"É nas instituições que queremos chegar ao poder e queremos fazê-lo por uma única via, a democrática via eleições e sendo assim temos que permanecer nas instituições para nos batermos como temos feito apesar de sermos apenas 32 deputados contra 175 da bancada maioritária”, disse.