O secretário da UNITA no Namibe, Victorino Silepo, avisou que as autoridades devem começar a tomar medidas par fazer face à fome que se avizinha devido à seca em várias partes da província.
“Queremos alertar ao governo para começar a juntar já a logística para daqui a quatro meses, apoiar as populações porque não está chover, nos municípios do Camucuio, Biblala, Virei, região que envolve parte da Huila e Cunene”, disse.
:Estas populações vão passar por situações difíceis”, acrescentu Victorino Silepo.
O dirigente local da UNITA disse que o govenro deveria também ajudar os camponeses a usufruir das águas do rio Cunene.
“Os camponeses não tem como fazer a agricultura porque dependem da chuva e o governo deve criar condições de irrigar o deserto”, disse.
“Temos o rio Cunene de grande caudal e , basta criar condições para que se irrigue o deserto, para que se permita a realização da agricultura familiar”, realçou Silepo.
A vice Governadora Maiza Tavares, , esteve muito recentemente nas localidades do Ngolova ellaqqá katenyteny, município do Virei, no passado dia 12 e disseà imprensa que o governo do Namibe está preocupado pelo quealgumas medidas estão a ser tomadas em defesa das vidas humanas.
“Estou a coordenar um grupo que está a fazer o levantamento das várias contribuições que serão dadas para chegar ao ponto que tanto desejamos que é tirar o nosso povo da carência”, disse.