O presidente do Afeganistão substituiu o ministro do interior e o chefe dos serviços secretos na sequência de um ataque de militantes dos Talibã contra uma conferência nacional de paz.
Uma declaração hoje emitida pelo gabinete presidencial de Hamid Karzai disse que as explicações dadas pelos dois dirigentes não tinham sido satisfatórias.
A declaração disse que o presidente Karzai aceitou as demissões do ministro do interior Hanif Atmar e do Director Nacional de Segurança Amrullah Saleh.
Karzai disse ter nomeado Munir Mangal para ministro do interior e Ibrahim Spinzada para chefe dos serviços secretos.
Guerrilheiros Talibã disparam rockets contra o local onde na Quartta-feira o presidente Karzai discursava perante 1.600 delegados convocados para uma conferência de paz de três dias.
Não se registaram feridos no ataque.
Entidades oficiais disseram que dois dos guerrilheiros foram mortos e um terceiro capturado.
O presidente Karzai ordenou hoje uma revisão de todos os casos de presos ligados aos talibã.
BP “Alcança Progressos” na Conteção de Derrame de Petróleo
O almirante Thad Allen da Guarda Costeira americana disse que a companhia petrolífera BP conseguir alcançar algum progresso nas operações para tentar conter um derrame de petróleo no Golfo do México mas disse que mais tem que ser feito.
O Almirante Allen falou hoje a varias cadeias de televisão americanas e acrescentou que ninguém poderá estar satisfeito enquanto houver petróleo na água.
O director da BP Tony Hayward disse hoje que não tenciona demitir-se.
Numa entrevista a televisão da BBC Hayward disse que a BPO tenciona estar envolvida na crise até ao seu final, acrescentando que a companhia irá recuperar do desastre.
Hayward disse que a companhia está agora a conseguir recuperar dez mil barris de petróleo por dia do furo no fundo do mar. O director da BP disse esperar que um segundo sistema de contenção seja colocado sobre o furo no espaço de uma semana.
Entidades da BP afirmam que um total de 19 mil barris de petróleo estão ser derramados diariamente para o mar.
ONU Propõe Comissão Multinacional para Investigar Ataque Israelita
Israel rejeitou uma proposta do secretário-geral da ONU ban Ki-moon para a formação de uma comissão multinacional para se investigar o ataque israelita contra um navio que tentava furar o bloqueio israelita á Faixa de Gaza.
O primeiro-ministro Benjamin netanyauh disse ao seu gabinete hoje que tinha informado Ban da sua decisão. Netanyauh disse que informou o dirigente da ONU que uma investigação dos factos tem que ser levada a cabo de modo responsável e objectivo.
O embaixador de Israel nos estados Unidos disse que o seu país tem a capacidade e o direito de levar a cabo a sua própria investigação.
O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon propôs a criação da comissão multinacional para investigar o ataque israelita contra um navio que tentava furar o bloqueio israelita á Faixa de Gaza.
Essas fontes disseram que o dirigente da ONU propôs a nomeação do antigo primeiro-ministro da Nova Zelandia Geoffrey Palmer para dirigir a comissão que incluiria representantes de Israel, Turquia e Estados Unidos.
Nove activistas pró palestinianos foram mortos na Segunda-feira quando comandos israelitas tentaram apoderar-se do navio Mavi Marmara.
O navio fazia parte de uma frota de barcos com ajuda humanitária que tentaram furar o bloqueio a Faixa de Gaza controlada pelo movimento Hamas.
Sábado forças israelitas apoderaram se de um outro navio que tentava também furar o bloqueio.
Congo: Governo Suspende Chefe da Polícia
O governo da República Democrática do Congo suspendeu o comandante da polícia nacional.
Entidades do ministério do interior disseram que o chefe da polícia John Numbi foi suspenso Sábado para que se possa levar a cabo uma investigação sem obstáculos à morte do activista de direitos humanos Floribet Chebeya.
O corpo de Chebeya foi encontrado na Quarta-feira nos arredores da capital, Kinshasa.
Noticias dizem que um coronel da polícia, Daniel Mukalay, implicou o chefe da policia na morte de Chebeya.
O activista estava a caminho de um encontro com Numbi na Terça-feira quando desapareceu.
Noticias dizem que o coronel Mukalay foi preso e confessou ter ajudado no assassinato de Chebeya.
Africa do Sul “Pronta” para o Mundial
O presidente da África do Sul Jacob Zuma disse que o seu país está totalmente pronto para o começo do campeonato mundial de futebol.
Zuma falou hoje a jornalistas na capital Pretoria quando faltam cinco dias para o ínicio do campeonato em Johannesburg.
Zuma disse que a África do Sul não atravessa um período de tanto entusiasmo deste que o antigo presidente Nelson Mandela foi libertado em 1990.
Zuma prestou homenagem a Mandela afirmando que África do Sul tem a capacidade de organizar o campeonato graças aos esforços para reconciliação nacional. Zuma disse esperar que Mandela de 91 anos de idade possa participar na cerimónia de abertura mas disse não haver garantias.
Entidades oficiais disseram que Mandela estará presente mas o neto de Mandela disse que este se encontra em situação física demasiado fraca.
Alegados Terroristas Presos em Nova Yorque
Em Nova Yorque a polícia prendeu dois homens que alegadamente se estavam a preparar para se juntar a um grupo militante islâmico ligado á Al Qaida na Somália.
As autoridades federais e estaduais disseram que os dois homens foram presos no Sábado á noite no aeroporto internacional John Kennedy.
As autoridades identificaram-nos como sendo Mohamed Hamoud Alesa de 20 anos de idade e Carlos Eduardo Almonte de 26 anos de idade.
Entidades oficiais disseram que os suspeitos, ambos cidadãos americanos, estavam a preparar-se para embarcar em aviões diferentes para o Egipto. Do Egipto alegadamente planeavam viajar para a Somália para se juntarem ao grupo al- Shabab.
Alessa e Almonte foram acusados de conspirarem para cometer um acto de terrorismo internacional.
As autoridades afirmam que ambos os homens estavam a ser alvo de investigações há vários anos.
Ambos vão comparecer em tribunal Segunda-feira.
Domingo 6 de Junho, 2010