Links de Acesso

Ucrânia e Rússia iniciam ano novo com ataques de drones e artilharia


Destruição causada por attaque de um drone russo em Kyiv
Destruição causada por attaque de um drone russo em Kyiv

A Ucrânia e a Rússia iniciaram o ano de 2025 como terminaram 2024, com ataques mútuos de drones e artilharia

As autoridades da capital da Ucrânia disseram na quarta-feira que um ataque com um drone russo matou pelo menos uma pessoa e feriu pelo menos outras seis.

Serhii Popko, chefe da Administração Militar da cidade de Kiev, disse no Telegram que uma mulher foi encontrada morta nos escombros de um prédio residencial atingido durante o ataque.

Na região ucraniana de Dnipropetrovsk, o governador Serhiy Lysak disse que a Rússia atacou com artilharia, rockets e drones, danificando sete casas e um centro médico.

Os militares ucranianos afirmaram ter abatido 63 dos 111 drones lançados pelas forças russas.

As interceções ocorreram nas regiões de Cherkasy, Chernihiv, Khmelnytskyi, Kirovohrad, Kiev, Mykolaiv, Poltava, Sumy, Zaporizhzhia e Zhytomyr, disseram os militares.

Num discurso de Ano Novo à sua nação, na terça-feira, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse que o seu país faria tudo o que pudesse no novo ano para pôr fim à guerra com a Rússia.

Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky

"E todos os dias no próximo ano, eu e todos nós devemos lutar por uma Ucrânia que seja suficientemente forte. Porque só uma Ucrânia assim é respeitada e ouvida, tanto no campo de batalha como na mesa de negociações", disse Zelenskyy.

"Que 2025 seja o nosso ano. O ano da Ucrânia. Sabemos que a paz não nos será dada como um presente, mas faremos tudo para travar a Rússia e acabar com a guerra. É isso que cada um de nós deseja", disse .

Rússia diz ter sido atacada por drones ucranianaos

O Ministério da Defesa russo disse na quarta-feira que destruiu um drone ucraniano sobre a região de Kursk.

Na vizinha Bryansk, o governador regional disse que as defesas aéreas russas destruíram dois drones e que não houve vítimas nem danos.

Em 2024, a Ucrânia cedeu sete vezes mais terreno do que em 2023: cerca de 4.000 quilómetros quadrados, principalmente no leste, segundo dados do Instituto para o Estudo da Guerra, com sede em Washington. Ao mesmo tempo, a Ucrânia ocupou várias centenas de quilómetros quadrados de território russo em Kursk.A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022.

Fórum

XS
SM
MD
LG