Links de Acesso

Uíge: Sete pessoas presas durante manifestação


Dois manifestantes no Uige
Dois manifestantes no Uige

Segundo comandante da Polícia ameaçou matar manfestantes “à queima roupa”, acusa activista

Sete cidadãos foram detidos na manhã desta quarta-feira, 11), na cidade do Uíge, acusados de apoiar a manifestação preparada por jovens activistas e membros das organizações da sociedade civil em Angola.

Tal como noutras partes do país, os activistas queiram manifestar-se contra a situaçao económica e exgir a realização de eleições autárquicas em 2021.

“No total foram detidas sete pessoas, cinco nas Bombas do Candombe e dois na rua industrial, não são ativistas são somente cidadãos que tentavam apoiar a manifestação e foram levadas inocentemente”, contou o activista Zonda Pedro.

Tamako Filipe, outro ativista cívico, acusou o segundo comandante provincial da Policia Nacional no Uíge de ter ameaçado de morte a qualquer ativista que insistisse em manifestar.

“Fomos ameaçados pelo próprio segundo comandante da polícia no Uíge na pessoa do senhor Francisco Tchitunda", reiterou Tamako Filipe.

“Ele disse que quem sair à rua vai ser detido e disparado à queima-roupa, há polícia em todos os lugares, estamos a ser perseguidos como se estivéssemos num clima de guerra”, acrescentou.

Na cidade do Uíge foi impedido o ajuntamento de mais de duas pessoas nas ruas.

XS
SM
MD
LG