Os bombeiros turcos controlaram dois grandes incêndios florestais que ardiam há três dias, prevendo-se que vários outros incêndios em todo o país sejam extintos em breve, informou o Ministro das Florestas no domingo, 18.
Os incêndios na província de Izmir, na costa ocidental da Turquia, e na província de Bolu, no norte do país, começaram na quinta-feira e os bombeiros têm estado a trabalhar para os conter desde então.
Falando no distrito de Karsiyaka, em Izmir, o Ministro das Florestas, Ibrahim Yumakli, disse que estavam a ser desenvolvidos esforços de arrefecimento para extinguir totalmente os incêndios. Um pequeno começou no distrito de Urla, em Izmir, no sábado, também estava sob controlo, disse ele.
Outros incêndios florestais no distrito de Menderes, em Izmir, e nas províncias ocidentais de Aydin, Manisa e Usak, bem como na província setentrional de Karabuk, continuavam a arder. Aviões, helicópteros e outros veículos foram mobilizados para apagar as chamas.
As autoridades turcas alertaram para o elevado risco de novos incêndios florestais no norte e oeste da Turquia nos próximos dias, devido às elevadas temperaturas, à baixa humidade e aos ventos fortes.
Várias partes da Turquia, especialmente as regiões costeiras, têm sido devastadas por incêndios florestais nos últimos anos, uma vez que os verões se tornaram mais quentes e secos, o que os cientistas atribuem às alterações climáticas.
Turquia: Bombeiros conseguem controlar incêndios florestais no oeste e no norte
- Reuters
Fórum