O Presidente Donald Trump deverá assinar esta sexta-feira uma ordem executiva que designa o inglês como a língua oficial dos Estados Unidos, segundo a Casa Branca.
A ordem permitirá que as agências governamentais e as organizações que recebem financiamento federal escolham se querem continuar a oferecer documentos e serviços noutra língua que não o inglês, de acordo com uma ficha informativa sobre a ordem iminente.
Não ficou imediatamente claro quando, na sexta-feira, Trump planeia assinar a ordem.
A ordem executiva anulará um mandato do antigo Presidente Bill Clinton que exigia que o governo e as organizações que recebiam financiamento federal prestassem assistência linguística a pessoas que não falassem inglês.
Designar o inglês como língua nacional “promove a unidade, estabelece eficiência nas operações governamentais e cria um caminho para o envolvimento cívico”, de acordo com a Casa Branca.
Mais de 30 estados já aprovaram leis que designam o inglês como sua língua oficial, de acordo com o U.S. English, um grupo que defende que o inglês seja a língua oficial dos Estados Unidos.
Durante décadas, legisladores no Congresso introduziram legislação para designar o inglês como a língua oficial dos EUA, mas esses esforços não foram bem-sucedidos.
Poucas horas após a tomada de posse de Trump no mês passado, a nova administração retirou do sítio Web oficial da Casa Branca a versão em espanhol.
Fórum