Links de Acesso

Trump questiona a raça de Harris num encontro com jornalistas negros


O candidato presidencial republicano e antigo Presidente dos EUA, Donald Trump, fala num painel da convenção da Associação Nacional de Jornalistas Negros em Chicago, a 31 de julho de 2024.
O candidato presidencial republicano e antigo Presidente dos EUA, Donald Trump, fala num painel da convenção da Associação Nacional de Jornalistas Negros em Chicago, a 31 de julho de 2024.

O antigo Presidente e candidato presidencial republicano, Donald Trump, questionou a raça de Kamala Harris numa entrevista, durante a convenção da Associação Nacional de Jornalistas Negros (NABJ) em Chicago, na quarta-feira 31.

Trump afirmou que Harris, a primeira mulher negra e asiático-americana a ocupar o cargo de vice-presidente, tinha apenas promovido a sua herança indiana.

"Eu não sabia que ela era negra até há alguns anos atrás, quando ela se tornou negra e agora quer ser conhecida como negra. Por isso, não sei, ela é indiana ou é negra?", disse Trump ao dirigir-se à convenção anual da NABI.

Entretanto, enquanto estudante universitária, Harris frequentou a Universidade de Howard, uma das mais proeminentes faculdades e universidades historicamente negras do país, onde também se juntou à irmandade historicamente negra Alpha Kappa Alpha.

Como senadora, Harris foi membro do Congressional Black Caucus, apoiando a legislação dos seus colegas destinada a reforçar os direitos de voto e a reformar o policiamento.

Trump tem atacado repetidamente os seus adversários e críticos com base na raça. Tornou-se proeminente na política republicana ao propagar falsas teorias de que o Presidente Barack Obama, o primeiro Presidente negro do país, não tinha nascido nos Estados Unidos.

Durante as primárias republicanas deste ano, referiu-se uma vez à antiga embaixadora da ONU Nikki Haley, filha de imigrantes indianos, como "Nimbra".

A presença de Trump na reunião anual da organização tornou-se acalorada, com o antigo Presidente a discutir com a entrevistadora Rachel Scott da ABC News e a acusá-la de ter-lhe feito uma "apresentação muito rude", com uma primeira pergunta difícil sobre as suas críticas anteriores aos negros e aos jornalistas negros, o seu ataque aos procuradores negros e o jantar que teve no seu clube da Florida com um supremacista branco.

"Acho que é vergonhoso o facto de eu ter vindo aqui com bom espírito. Adoro a população negra deste país, fiz muito pela população negra deste país", disse Trump.

Trump continuou os seus ataques à rede de Scott, a ABC News, que ele tem defendido que não deve acolher o próximo debate presidencial, apesar de ter concordado anteriormente com isso.

O republicano também repetiu a sua afirmação de que os imigrantes ilegais no país estão a "tirar empregos aos negros".

Quando pressionado por Scott sobre o que constituía um "emprego negro", Trump respondeu dizendo que era "qualquer emprego".

A certa altura, afirmou: "Tenho sido o melhor Presidente para a população negra desde Abraham Lincoln".

O público respondeu com uma mistura de vaias e alguns aplausos.

O convite do ex-Presidente para discursar na organização provocou um intenso debate interno na NABJ que se espalhou pela internet.

As organizações para jornalistas de cor normalmente convidam candidatos presidenciais para falar nos seus encontros de verão em anos eleitorais.

Mas o facto de Trump ter aceite o convite da NABJ levou pelo menos um membro importante da organização a demitir-se do cargo de co-presidente da convenção.

Outros expressaram preocupação com o facto de Trump poder ter uma plataforma para fazer afirmações falsas ou dar a impressão de ter o apoio do grupo.

Fórum

XS
SM
MD
LG