O presidente dos Estados Unidos Donald Trump pediu aos seus conselheiros para lhe fornecerem opções de como lidar com a ameaça nuclear da Coreia do Norte, disse o conselheiro de segurança nacional americano Herbert McMaster.
A declaração de McMmaster foi feita depois de ter sido noticiado que a marinha americana enviou uma frota de ataque para a zona da península coreana para fortalecer a sua presença na zona e enviar uma mensagem de força à Coreia do Norte que na semana passada voltou a efectuar um teste com mísseis.
McMaster descreveu o envio dessa frota como um acto de “prudência”.
O conselheiro de segurança nacional americano disse por outro lado que durante o recente encontro na Florida entre os presidentes da China e dos Estados unidos ambos tinha concordado que a política nuclear da Coreia do Norte é “inaceitável”
A frota de ataque Carl Vinson estava em Singapura e tinha planeado partir para a Austrália quando recebeu ordens do comando do pacífico para se deslocar para o norte.
Um porta-voz do Comando do Pacífico disse que o envio dessa frota tem como objectivo proteger os interesses dos Estados Unidos no Pacífico ocidental.
A frota inclui um porta-aviões e três destroyers lança mísseis.