O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 1, que não haverá acordo sobre a legalização do estatuto de imigrantes jovens conhecidos como "Dreamers (sonhadores)" e declarou que a fronteira entre os Estados Unidos e o México está a tornar-se mais perigosa.
A declaração foi feita no Twitter.
"Republicanos devem ir para a "opção nuclear" (maioria simples) para aprovar leis duras agora. Acordo DACA não mais", escreveu Trump.
O DACA (Acção Diferida para os Chegados na Infância, em tradução liberal) é o programa criado em 2012 pelo ex-Presidente democrata Barack Obama para acolher menores de idade trazidos para os Estados Unidos pelos pais de forma ilegal.
Em Setembro de 2017, o Presidente anunciou que o programa seria cancelado a 5 de Março e pediu que o Congresso encontrasse uma alternativa para os cerca de 800 mil jovens que se encontram nessa situação.
Sem acordo, eles são candidatos à deportação.
Antes de tornar a decisão do fim do DACA efectiva, o presidente deu um prazo de seis meses – até março de 2018 – para que o Congresso encontrasse uma solução.
O assunto, no entanto, continua nos tribunais.